Até agora Minas mobiliza 3 mil nas conferências do PCdoB

O PCdoB Mineiro realiza centenas de conferências municipais como parte do 12º Congresso Nacional do Partido, marcado para o início de novembro em São Paulo. Os comunistas mineiros vão se reunir em Conferência Estadual nos dias 26 e 27/09 em Belo Horizonte.

jô e lula

“Até a plenária final (26/09), serão cerca de 3 mil militantes, organizados na base e mobilizados nas conferências em todo estado”, a afirmação é do secretário de organização do PCdoB Minas, Richard Romano.

De acordo com a secretaria de organização, já ocorreram 76 conferências e só nesse próximo fim de semana está previsto mais 59, totalizando 135 conferências em todo o estado.Um grande salto organizativo se comparado ao ultimo processo congressual, afirma Romano.

A plenária final será nos dias 26 e 27/09, no Sesc Venda Nova. Um ato de abertura está sendo organizado para o dia 25, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Além de Belo Horizonte, no mesmo fim de semana, ocorrerá conferências em Juiz de Fora,Viçosa, São João Del Rey e Contagem.

O debate sobre a reforma do Programa Socialista para o Brasil, principal documento dos comunistas tem levado centenas de pessoas a participar de debates e reuniões por todo estado. Durante as conferências municipais os militantes também elegem novas direções e delegados para a conferência estadual.

Cerca de 350 delegados são aguardados, representando cerca de 3 mil
militantes. Na avaliação da direção, o processo de realização do 12º Congresso será marcado pela unidade e pela renovação da militância, com a filiação de um grande contingente às fileiras partidárias, consolidando as frentes de mulheres, juventude e de trabalhadores.

Consolidar um partido popular para melhor defender o povo é o que afirma a presidente estadual do PCdoB, deputada federal Jô Moraes. “A cada congresso o PCdoB sai mais maduro, mais fortalecido. É neste momento que avaliamos nossas ações fazemos nossas criticas e construímos coletivamente o rumo do nosso partido. Nosso desafio é fazer crescer esse partido para que ele possa dar conta dos grande problemas do Brasil.Sempre estivemos do lado progressista da política, ao lado de Lula e de seu projeto, incontestalvemente vitorioso.Um partido comunista forte é a garantia dos interesses do povo”.Para a presidente do PCdoB a política defendida pelo seu partido está concatenada com a aprovação popular do presidente Lula, que em ultimas pesquisas é apontada na quadra dos 83 %.

De Belo Horizonte
Fabricio Menezes
e Pedro Leão