Eduardo Bomfim: Alagoas, uma conferência vitoriosa
A realização da Convenção Estadual do PCdoB em Alagoas, em consonância com o 12º Congresso Nacional do Partido, revelou a capacidade dos comunistas de superar as suas dificuldades, construir a unidade dentro do espírito do debate democrático e pluralista além da criatividade política no enfrentamento dos desafios sobre a estratégia e a tática que norteiam os revolucionários comunistas do Brasil.
Por Eduardo Bomfim*
Publicado 08/10/2009 18:22
Reunindo delegados de dezenas de municípios do Estado de Alagoas, em clima de unidade e rico debate de ideias, algumas carregadas de polêmicas, os comunistas alagoanos passaram em revista o cenário internacional, nacional e alagoano além de se debruçarem sobre o novo programa socialista a ser discutido no Congresso em novembro.
Sob a responsabilidade da antiga direção, a Convenção Estadual teve plenos êxitos tanto nos aspectos organizativos quanto no debate político. A mesa dos trabalhos foi composta por Alba Correia e Marivone Loureiro, destacadas e históricas militantes comunistas, além da jovem revolucionária Mirelly Câmara, que expressa o espírito de renovação fundamental ao PCdoB. Toda a convenção foi conduzida com total espírito democrático pelo então presidente Marcelo Malta.
O representante da direção nacional do PCdoB, Sérgio Barroso, acompanhou integralmente a convenção e trouxe valiosa contribuição teórica, ideológica e política aos grandes desafios que se apresentam ao povo e aos comunistas brasileiros.
Em sua principal intervenção política à convenção, destacou as gigantescas tarefas dos comunistas diante das questões sobre os caminhos ao socialismo no Brasil e as suas particularidades e originalidades em função das peculiaridades da formação histórica e da luta de classes no país.
Para ele, a luta política e a batalha de idéias são questões fundamentais à condução de uma estratégia de superação do sistema capitalista – que já se mostrou insuficiente ao pleno desenvolvimento nacional – com a superação das profundas distâncias entre as elites nativas e as mais amplas massas de trabalhadores da nação brasileira.
Destacou igualmente a grande tarefa dos comunistas em contribuir junto ao campo democrático e progressista para a vitória das forças vinculadas ao governo Lula e o combate tenaz contra os conservadores, que buscam incessantemente obstaculizar a vitória do povo brasileiro rumo ao desenvolvimento nacional com profunda inclusão social.
A Convenção Estadual revelou também os grandes desafios políticos, organizativos e materiais para que o PCdoB alagoano consiga estar à altura das grandes batalhas políticas em Alagoas, em função da necessidade da superação de um quadro histórico de imensa concentração econômica e de poder que caracteriza a realidade do estado.
Eduardo Bomfim, secretário de Cultura de Maceió e recentemente eleito presidente estadual do PCdoB de Alagoas