Capixabas debatem a redução da jornada de trabalho
Como forma de mobilizar o conjunto da população em torno da Proposta de Ementa Constitucional (PEC 231/95) que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários, a CTB-ES em parceria com outras entidades do movimento social UJS e UNEGRO, realizarão um debate em Cachoeiro de Itapemirim, ES. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (29/10/2009), a partir das 19 horas, no auditório Centro Operário de Proteção Mútua, localizado na rua 25 de março, centro.
Publicado 28/10/2009 15:06 | Editado 04/03/2020 16:42

O palestrante do evento será o sindicalista Jonas Rodrigues de Paula, presidente do Sindicato dos Professores no Estado do ES (SINPRO) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no ES (CTB-ES). Segundo Jonas Rodrigues “As centrais pretendem mobilizar dezenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, em Brasília, em apoio à PEC 231/95, dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS), que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados”. A perspectiva do sindicalista é de que a ementa vá à votação em plenário ainda este ano.
O encontro também servirá para divulgar no sul do ES a VI Marcha Nacional da Classe Trabalhadora. A Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários é a principal bandeira da VI Marcha, essa mobilização, convocada pelas centrais sindicais, pretende reunir 100 mil trabalhadores no dia 11 de novembro, em Brasília (DF). A luta pela redução da jornada sem redução de salários é uma prioridade da CTB.
CTB-ES
A atual direção da CTB-ES tomou posse no último dia 08/10/2009. Eleitos durante o 2º Encontro Estadual, realizado nos dias 21 e 22 de agosto, os novos membros assumem a diretoria para a gestão 2009/2013 sob a presidência de Jonas Rodrigues de Paula.
Na cerimônia de posse, Jonas, reafirmou a importância do trabalho desenvolvido pela entidade. “Nosso trabalho será sempre em busca de melhores condições de trabalho e vida digna para a classe trabalhadora. Estes objetivos além de nos unificar reúnem todas as centrais sindicais, já que não são apenas as nossas bandeiras, são as bandeiras de todo povo brasileiro”.
Mais de 70 pessoas participaram da cerimônia de posse, entre eles, membros da Nova Central, Força Sindical, PCdoB, PSB, PTC, Intersindical, UJS, Unegro, UBM, Sindsep, Sindicoes, SINPRO, SAAE, Sindialimentação, Sigmates, Sindicatos dos Arrumadores, Amarradores, Estivadores, Associação Servidores do Detran, Cebrapaz, Somtimes, prefeitura municipal de Vitória, Serra e Cariacica, além dos vereadores Namy Chequer e Juarez Vieira.
Da redação no ES.