Deputados palestinos são libertados após prisão arbitrária
Seis membros do Conselho Legislativo Palestino, do grupo parlamentar do Hamas, foram libertados nesta segunda-feira (2), depois de terem sido mantidos, em "detenção administrativa", em prisões israelenses, durante mais de três anos.
Publicado 02/11/2009 16:50
A "detenção administrativa" permite que as autoridades militares israelenses prendam palestinos, no território ocupado da Cisjordânia, sem apresentarem acusação pública e assim os manterem, sem quaisquer garantias de defesa.
Após a captura do soldado israelense Gilad Shalit por militantes palestinos na Faixa de Gaza, em junho de 2006, Israel deteve dezenas de deputados palestinos, incluído o presidente do Conselho Legislativo, Aziz Dweik.
A detenção destes e de outros deputados "foi um crime contra a humanidade e a comunidade internacional deveria pedir satisfações à potência ocupante, Israel, sobre esta situação" declarou o também deputado do Hamas Mushir Al-Masri, informou a agência palestina de notícias "Ma'an".
Segundo a "Ma'an", outros 18 parlamentares palestinos ainda permanecem em prisões israelenses, dos quais 15 são membros do Hamas, dois do Fatá e um outro da Frente Popular para a Libertação da Palestina (PFLP).
Um outro parlamentar do Hamas, Hatem Qafisha, já fora libertado no último domingo.
Fonte: Fórum Palestina