Secopa firma protocolo com a Prodeb

Visando a criação do Plano de Tecnologia da Informação e Comunicação da Copa do Mundo de Futebol 2014, o secretário extraordinário para Assuntos da Copa – Secopa, Ney Camepllo, e o presidente da Companhia de Processamento de Dados da Bahia – Prodeb, Elias Sampaio, assinaram protocolo de intenções na manhã de terça-feira (10/11), quando também foi apresentado o site da Secopa, previsto para entrar no ar até o final de novembro.

O intercâmbio tecnológico e de recursos humanos entre a Secopa e a Prodeb visa o uso da tecnologia da informação e comunicação – TIC na implementação das ações preparatórias e de execução do mundial de futebol e no gerenciamento de projetos. O documento ainda levou as assinaturas do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e do diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô).

“O plano de tecnologia terá duas dimensões: uma de gestão, que visa facilitar as ações de integração gerencial coordenadas pela Secopa; e a outra de dimensão operacional, que implica no aporte de tecnologias nos serviços oferecidos durante o período da Copa”, explica Ney Campello. Uma das resoluções imediatas do documento é o lançamento do portal da Secretaria Extraordinária da Copa, contendo informações sobre os investimentos e os projetos do Governo da Bahia para a realização do mundial de futebol. O portal será integrado às entidades esportivas e aos órgãos de fiscalização, como Tribunal de Contas do Estado e a Procuradoria Geral.

Fonte Nova

Palco oficial das partidas de futebol de 2014, a nova Fonte Nova será apresentada aos empresários da construção civil nesta quinta-feira (12/11), no auditório da Federação das Indústrias – Fieb, a partir das 17 horas. O estádio terá capacidade para abrigar 50 mil torcedores, distribuídos em três níveis de arquibancadas, 50 camarotes com mil assentos e uma área de imprensa com até 1,6 mil posições. Também conta com área destinada ao museu do futebol, espaço para 46 bares e um restaurante panorâmico.

Com custo estimado em mais de R$600 milhões – valor que pode diminuir com a garantia de isenções fiscais –, a reconstrução e operação do novo equipamento esportivo atenderá ao regime de concessão administrativa nos moldes da Parceria Público-Privada (PPP). O edital internacional para licitação será aberto no próximo dia 4 de dezembro, colocando a Bahia como o segundo estado a iniciar a licitação para a construção do estádio.

A expectativa da Setre é que a nova Fonte esteja pronta em 2012 e que já possa ser utilizada para as partidas da Copa das Confederações, em 2013. Os campos de Pituaçu e do Barradão, por sua vez, servirão para o treinamento das delegações advindas dos cinco continentes.

“A prioridade do Estado na realização deste evento esportivo em 2014 é com o novo estádio da Fonte Nova, mas também vamos estar ao lado da Prefeitura de Salvador nas ações de mobilidade urbana e na requalificação da rede hoteleira”, pontuou Vasconcelos. No próximo dia 26, inclusive, a Secopa assina um acordo com a Bahiagás e a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis/Seção Bahia com o propósito de modernizar a rede hoteleira, incluindo a instalação de gás encanado, em substituição ao atual fornecimento.

Da redação local, com informações da Ascom/Setre