São João do Piauí ganha 30 lotes de fruticultura

O Governo do Piauí, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, tem um investimento grande na área de fruticultura irrigada no Vale do Piauí, em São João do Piauí.

Uma das inovações do 2° Festival da Uva é a implantação de 30 lotes empresariais de fruticultura irrigada em São João do Piauí. Os lotes serão explorados por empresários que já trabalham na área de fruticultura irrigada no vale do rio São Francisco, em Petrolina e Juazeiro e que foram atraídos pelas condições favoráveis de São João do Piauí.

Entre os atrativos que tem atraído o investidor que vem de fora estão os solos de excelente qualidade, água em abundância e clima favorável. “Nossos solos são extremamente profundos, portanto, barateia e muito os custos de implantação de projetos, isso significa que não é necessário fazer projetos de drenagem, um dos itens que encarecem muito”, explica o secretário da SDR, Rubem Martins.

Além disso, há a conjugação de alguns fatores que favorecem a agricultura irrigada. “Temos a facilidade de fornecimento de água em grande quantidade. Temos uma barragem com mais de 250 milhões de metros cúbicos acumulados, chuvas de um patamar de 1.000 a 1.200 milímetros e insolação em abundância”, afirma.

O secretária destaca inda que, "nessa safra da uva nós atingimos uma média de 35 toneladas por hectare nos 4 hectares experimentais do Assentamento Marrecas. Nessa safra teremos no mínimo 120 toneladas para o Festival. Hoje, o parreiral conta com 4 toneladas de uvas em produção, mais dois em fase de preparação".

Rubem Martins destaca que esse projeto do grupo empresarial, que está sendo disponibilizado a partir do próximo mês, não é somente com uva, mas de fruticultura como um todo. "Hoje, somente no Assentamento Marrecas temos 22 hectares plantados com uva e outras frutícolas como manga, goiaba, melancia. Várias frutícolas também irrigadas aproveitando o potencial de água desse poço jorrante Capim Grosso do Assentamento Marrecas", enfatiza.

O 2º Festival da Uva conta com novos endereços eletrônicos, tratam-se da nova ferramenta na internet, o Twitter, www.twitter.com/festivaldauvapi e da página www.festivaldauva.pi.gov.br.