São João do Piauí ganha 30 lotes de fruticultura
O Governo do Piauí, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, tem um investimento grande na área de fruticultura irrigada no Vale do Piauí, em São João do Piauí.
Publicado 03/12/2009 09:50 | Editado 04/03/2020 17:01
Entre os atrativos que tem atraído o investidor que vem de fora estão os solos de excelente qualidade, água em abundância e clima favorável. “Nossos solos são extremamente profundos, portanto, barateia e muito os custos de implantação de projetos, isso significa que não é necessário fazer projetos de drenagem, um dos itens que encarecem muito”, explica o secretário da SDR, Rubem Martins.
Além disso, há a conjugação de alguns fatores que favorecem a agricultura irrigada. “Temos a facilidade de fornecimento de água em grande quantidade. Temos uma barragem com mais de 250 milhões de metros cúbicos acumulados, chuvas de um patamar de 1.000 a 1.200 milímetros e insolação em abundância”, afirma.
O secretária destaca inda que, "nessa safra da uva nós atingimos uma média de 35 toneladas por hectare nos 4 hectares experimentais do Assentamento Marrecas. Nessa safra teremos no mínimo 120 toneladas para o Festival. Hoje, o parreiral conta com 4 toneladas de uvas em produção, mais dois em fase de preparação".
Rubem Martins destaca que esse projeto do grupo empresarial, que está sendo disponibilizado a partir do próximo mês, não é somente com uva, mas de fruticultura como um todo. "Hoje, somente no Assentamento Marrecas temos 22 hectares plantados com uva e outras frutícolas como manga, goiaba, melancia. Várias frutícolas também irrigadas aproveitando o potencial de água desse poço jorrante Capim Grosso do Assentamento Marrecas", enfatiza.
O 2º Festival da Uva conta com novos endereços eletrônicos, tratam-se da nova ferramenta na internet, o Twitter, www.twitter.com/festivaldauvapi e da página www.festivaldauva.pi.gov.br.