Criada a Agência de Fomento ao Desenvolvimento do Piauí
Uma assembléia com todos os membros da Diretoria e dos Conselhos Fiscal e Administrativo marcou a solenidade de criação da Agência de Fomento ao Desenvolvimento do Piauí.
Publicado 12/02/2010 10:01 | Editado 04/03/2020 17:01
Com o evento, o Estado passa a ser o 18° do país a ter uma agência dessa natureza. Um avanço imensurável, segundo a diretoria. Kildere Ronne, procurador-geral do Estado e Kléber Eulálio, secretário de Governo, representaram o governo no encontro. Além deles, a grande maioria dos membros participou da solenidade.
Na pauta, foram discutidas a deliberação da constituição da Agência, a aprovação do estatuto, a eleição e posse dos membros e ainda a fixação dos honorários de cada um. Para Sérgio Roberto Breuel, diretor presidente da Agência, a criação desse instrumento de desenvolvimento do Estado será de fundamental importância para alavancar o Piauí.
Segundo ele, a atuação da Agência não se restringirá à simples concessão de financiamentos, mas desempenhará funções de relevância para acelerar o desenvolvimento dos setores econômicos do Estado, em complementação e apoio às outras formas de atuação governamental.
“A Agência deverá focar sua ação financiadora e organizativa sobre três segmentos da economia do Estado: pequenos negócios rurais e urbanos, utilizando técnicas para a seleção de clientes, desenho adequado do financiamento e acompanhamento da sua aplicação; fornecedores de insumos, equipamentos e serviços para Cadeias Produtivas instaladas e em instalação, como ponto de partida para o trabalho de financiamento associado com a capacitação e certificação para os segmentos de fornecedores de insumos e serviços e APLs já instalados no Piauí, articulando e integrando o crédito com políticas públicas voltadas para sua sustentabilidade (econômica, social e ambiental)”.
Adão de Castro Sousa, membro da diretoria, explicou que esse é um instrumento novo no Estado, mas já bastante utilizado na Europa, por exemplo. “Com a agência teremos um instrumento formidável se bem administrado e alinhado com os interesses do Piauí. Sabendo dessa importância o governador do Estado deu total apoio e foi determinante para a criação desse instrumento de desenvolvimento”, finaliza.