Sem categoria

No Tocantins, PCdoB busca se reestruturar na região da Guerrilha

No próximo sábado, 13, o Comitê Estadual do PCdoB do Tocantins se reúne para discutir a situação política atual, as candidaturas do partido e para fazer um balanço sobre as atividades da comissão que visitou a região do Bico do Papagaio, no Norte do estado durante o último final de semana. As viagens pelo interior visam a reestruturar o partido no estado, um das mais carentes do país. 

PCdoB-TO

As incursões dos dirigentes comunistas pela região – onde o PCdoB deixou marcas importantes depois da Guerrilha do Araguaia, ocorrida durante o começo dos anos 70 – tiveram um valor simbólico, mas também de retomada do partido pelas cidades do interior tocantinense.

A comitiva passou por cidades como Guaraí, Araguaína, Augustinópolis e Xambioá, onde foram realizados trabalhos visando à reorganização e ao fortalecimento das direções municipais. No sábado, o presidente estadual, Nilton Barbosa, acompanhado de outros dirigentes, esteve em Augustinópolis. Mais de 50 pessoas participaram da reunião que definiu que o partido terá candidato a deputado estadual representando a região nestas eleições.

Além dos projetos eleitorais do PCdoB, foram apresentados pelo Comitê Municipal da cidade projetos sociais que serão desenvolvidos pelos comunistas da região. Além disso, foi feita homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Os comunistas se dirigiram para Xambioá, cidade-símbolo da Guerrilha do Araguaia e da resistência contra a ditadura militar, no domingo (7). Durante encontro com lideranças comunistas locais, também foram debatidos os problemas referentes à reorganização do PCdoB.

No trajeto, foram feitas visitas a membros do PCdoB nas cidades de Guaraí e Araguaína, que renderam consultas sobre as perspectivas do partido para as eleições 2010. Fizeram parte da caravana além do presidente estadual, o Secretário de Juventude, Davis Miranda; o presidente estadual da UJS, Paulo Alves (Paulinho), a coordenadora da UBM, Laura Elise, e o Secretário de Formação, Adriano Francisco.

Ainda em março será a vez do Sudeste do estado ser visitado pelo presidente e demais dirigentes estaduais do PCdoB.

Da redação local