Dalton Macambira reage a críticas de ex-ministra Marina Silva

O secretário Estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira, reagiu às críticas da ex-ministra Marina Silva que considerou “um grave erro” a não criação do Parque Nacional da Serra Vermelha, em Bom Jesus. Marina Silva publicou artigo no site Terra e atacou o governo do Estado.

Dalton Macambira - Cidadeverde.com
Segundo o secretário, durante os seis anos da gestão da ex-ministra Marina Silva, o Estado do Piauí recebeu investimentos do MMA da ordem de 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais). Já no final do primeiro ano da gestão do ministro Carlos Minc (2009), a SEMAR assinou convênio de 350.000,00 (trezentos e cinqüenta mil reais) com o MMA para realizar o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) dos cerrados do sudoeste do Piauí;

“É preciso esclarecer que nesses seis anos de gestão da ex-ministra nenhum recurso foi liberado pelo MMA para a implementação (demarcação, regularização fundiária, corpo de guarda parques e brigadas contra incêndio, bem como infraestrutra para a visitação turística) dos Parques Nacionais no Piauí. Através da Codevasf (Programa de Revitalização da Bacia do Parnaíba) e de cooperação com o governo italiano é que o governo do Estado está conseguindo implementar tais equipamentos.

No tocante à existência de mata atlântica na da Serra Vermelha, a SEMAR já esclareceu junto a mídia e ministério do Meio Ambiente que pesquisadores da UFPI realizaram um trabalho naquela região e não encontraram nenhuma espécie dessa vegetação e desconhecemos, até o momento, qualquer estudo realizado pelo MMA ou pela USP que indique no sentido contrário;

A propósito da criação do Parque Nacional da Serra Vermelha, foi fechado um acordo com o ministro Minc no sentido de que, ao invés de sua criação, será ampliado o Parque Nacional da Serra das Confusões exatamente sobre a região da chamada Serra Vermelha.