Professores do Recife param por 24 horas

Nesta terça-feira (16) o Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere) participa de uma audiência pública com os vereadores do Recife que compõem a comissão em defesa do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica (PSPN) para que eles possam mediar o conflito entre professores e gestores públicos. A reunião acontece na Câmara Municipal do Recife, na Rua Princesa Isabel, às 9h.

O Simpere convocou a todos os professores e professoras da rede municipal do Recife a suspenderem suas atividades no próximo dia 16, e participarem da audiência. A ação faz parte da Paralisação Nacional de 24 horas para exigir da Prefeitura Municipal do Recife o cumprimento imediato da Lei do Piso. O sindicato realizará um ato público, às 14h, no pátio da Câmara de Vereadores do Recife. A mobilização dos professores faz parte da Campanha Salarial 2010 que inclui, além da implantação do Piso, a reformulação do Plano de Cargos e Carreira (PCC) e a implantação de 13 de aula atividade.

De acordo com a coordenação do Simpere a Prefeitura do Recife está desrespeitando a Lei 11.738, que estabelece o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público (PSPN) no valor de R$ 1.312,40. O reajuste do piso salarial de 2010 deve ser baseado no percentual que aumenta o valor do custo do aluno do Fundeb que este ano foi de 15,94%. No ultimo dia 10, após uma assembleia com a categoria, o Simpere entregou ao Ministério Público do Estado uma denúncia formal contra a Prefeitura do Recife pelo descumprimento da Lei do Piso. Na denúncia, o sindicato pede o cumprimento e a punição dos gestores por improbidade administrativa.

Fonte: Site do Vereador Luciano Siqueira