Recife realiza etapa da Conferência de Esportes
O prefeito do Recife, João da Costa, participou, neste final de semana, da abertura oficial da Etapa Recife da 3ª Conferência Nacional do Esporte, que foi realizada no auditório do Colégio Salesiano, na Boa Vista.
Publicado 12/04/2010 14:45 | Editado 04/03/2020 16:58

Também compuseram a mesa o secretário da Juventude e presidente do Geraldão, Eduardo Granja, o secretário especial de Esportes de Pernambuco, George Braga (PCdoB), a representante da comissão organizadora da Conferência e do Ministério dos Esportes, Cláudia Marins, os representantes da comissão organizadora municipal Mestre Nilton dos Santos e Janine Furtunato, além do vereador Inácio Neto.
Os principais objetivos do encontro, do qual participam cerca de mil pessoas, são: eleger os delegados que vão participar da etapa estadual, que será realizada ainda neste mês, para, em seguida, estarão na etapa nacional, realizada em Brasília, entre os dias três e seis de junho, e elaborar um documento de discussões sobre as linhas estratégicas propostas pelo Governo Federal para o encontro na capital brasileira. “O Recife está mobilizado para contribuir no desenvolvimento de uma política que ajude a melhorar a qualidade de vida da população, que está diretamente ligada ao esporte”, disse o prefeito, que questiona: “O Brasil sediar importantes competições, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 estimula os jovens e as crianças a praticarem alguma modalidade. Afinal, quantas novas amizades não são feitas nas quadras? Quantas parcerias não são firmadas em esportes coletivos? E trabalhar em equipe é fundamental na luta diária”, refletiu João da Costa.
A solenidade foi prestigiada, também, pelas secretárias municipais de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo e da especial de Relações com a Imprensa, Ceça Britto.
Divididos em oito grupos, os participantes estão nas salas debatendo as temáticas propostas pelo Ministério dos Esportes, como, financiamento e economia do esporte, infra-estrutura, ciência e tecnologia, esporte e juventude, entre outros. “Temos que olhar para o esporte enquanto direito social, seja do atleta ou apenas do cidadão comum e o consolidar como lazer, educação e desenvolvimento humano”, falou o secretário da Juventude e presidente do Geraldão, Eduardo Granja. Durante as discussões, os conferencistas irão listar quais os problemas do setor, propondo ações e metas para cada temática.
Às 8h do domingo, as propostas serão apresentadas aos demais no auditório, onde serão votadas e aprovadas as ações e metas de cada uma das linhas estratégicas elaborando, assim, um documento que será levado à etapa estadual da Conferencia. À tarde será realizada a eleição dos delegados do Recife, que irão defender as propostas da capital pernambucana.
Para Eduardo Granja, o sucesso do encontro deste final de semana, deve-se a um trabalho anterior: “Quero agradecer a todos, inclusive ao prefeito, por nos de dado condições para realizar as pré-conferencias em todas as RPA´s, com crianças nas escolas municipais, das quais participaram mais de 1025 pessoas na sua comunidade”. As reuniões aconteceram nos bairros Ipsep, Santo Amaro, Pina, Imbiribeira, Alto Santa Terezinha, Ibura, Torre, Morro da Conceição, Macaxeira e Totó. Fato que foi percebido pela representante do Ministério dos Esportes: “A casa cheia me faz pensar que não se trata de um processo de um dia, mas, de um processo. Recife é referencia nacional, estou admirada com o trabalho de João da Costa, já conheço o de Eduardo Granja e tenho certeza do sucesso dos resultados. Sinto-me em uma grande festa, um sinal de que vocês têm a consciência real da importância deste encontro”, concluiu Cláudia Marins.
Fonte: Site da PCR