OAB/RJ lança campanha pela abertura dos arquivos da Ditadura
No dia 16, a OAB-RJ fará o lançamento da Campanha pela Memória e pela Verdade, em defesa da abertura dos arquivos da Ditadura Militar. Serão veiculados filmes de 30 segundos, com artistas interpretando pessoas que foram perseguidas pelo regime militar. O ator Osmar Prado será o dirigente do PCdoB Maurício Grabois, desaparecido na Guerrilha do Araguaia.
Publicado 14/04/2010 19:59 | Editado 04/03/2020 17:04
A atriz Fernanda Montenegro fará a economista e professora Sônia de Moraes Angel, que foi torturada e assassinada e seu corpo nunca foi encontrado. Também participam da campanha a atriz Eliane Giardini, como a professora Ana Rosa Kucinski; Mauro Mendonça, como o líder estudantil Fernando Santa Cruz; Glória Pires, como a professora Eleni Guariba; e José Mayer, como David Capistrano.
Várias emissoras – como a TV Brasil, a TV Senado e a MTV – já se prontificaram a veicular, gratuitamente, os depoimentos, assim como a rede de cinemas do grupo Estação.
A campanha organizará ainda um abaixo-assinado, que posteriormente será encaminhado a autoridades do Executivo e do Legislativo, em apoio à abertura dos arquivos.
A OAB/RJ considera que o desenvolvimento de campanhas como esta é um dever seu, na luta pela democracia e pelo Estado de Direito. Já confirmaram no evento de lançamento presença importantes personalidades da sociedade civil – como ministros de Estado, parlamentares e intelectuais.
O lançamento será às 10h, no 9º andar da sede da OAB-RJ.