Yeda renuncia sua responsabilidade com trabalhadores gaúchos

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e demais centrais sindicais estiveram reunidas na manhã de hoje, 15, com o Chefe da Casa Civil, Bercilio Luiz da Silva. O objetivo do encontro foi apresentar ao novo Secretário as reivindicações dos trabalhadores gaúchos referentes ao reajuste do Piso Salarial Regional.

piso

Na pauta dos trabalhadores está o pedido de reajuste de 14% para o piso regional, além da alteração de faixas salariais e criação de novas faixas que incluam categorias profissionais.

As centrais sindicais saíram do encontro desapontadas com a decisão do Governo do Estado, apresentada pelo chefe da Casa Civil, que abdicou de sua responsabilidade de apresentar um projeto para o reajuste do Piso, transferindo-a para a Assembléia Legislativa.

“O Governo Yeda demonstra, mais uma vez, a sua insensibilidade com a possibilidade de incentivo ao crescimento econômico do Rio Grande, a geração de empregos e a distribuição de renda”, afirma o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor. “A responsabilidade de apresentar uma proposta é do Executivo, mas o Governo do Estado renuncia o cumprimento de suas tarefas”, diz Vidor. Para ele, trata-se de um Governo que subverte a marca progressista da sociedade gaúcha e pactua com atitudes equivocadas que visam destruir o Piso Regional.

Mesmo diante desta nova situação, as centrais sindicais já definiram que continuarão a luta e a mobilização pela valorização do piso regional, mas voltam suas baterias para negociar junto ao parlamento gaúcho. “Já contamos com dois importantes aliados no Parlamento”, informou Guiomar, referindo-se aos deputados estaduais Raul Carrion (PCdoB) e Heitor Schuch (PSB), que também estiveram na Casa Civil. Uma audiência pública já ficou marcada para o dia 28 de abril, na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa.

Para o presidente da CTB a mobilização continua e deve se fortalecer, já que “é urgente estabelecer uma estratégia de recomposição das perdas salariais e retomar a pauta do piso na sua integralidade, pois o mesmo tem sido um instrumento importante na distribuição de renda para as camadas sociais mais pobres e fomentador do consumo e do desenvolvimento”, arrematou Guiomar Vidor.

Por Sônia Corrêa
Foto: Márcia Carvalho