Entidades elaborarão diagnóstico do transporte público

As discussões sobre as deficiências dos transportes coletivos de Teresina foram intensas nesta quarta-feira(6), no seminário realizado no auditório do CREA, com representantes da Famepi, CUT, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Comerciários, DCE – UFPI, FAMCC, UJS, CTB e Sinte.

Um das deliberações é que haverá reuniões periódicas para a elaboração de um documento que aponte as necessidade de mudança no sistema de transporte público.

A primeira de uma série de runiões acontecerá na próxima quarta-feira (12), às 9h, no auditório do Sindicato dos Comerciários.

Segundo o professor Façanha, da UFPI, que é um estudioso do planejamento urbano, o sistema de integração de ônibus da capital deve considerar a dinâmica da cidade. "É preciso facilitar o acesso para a população de diversas áreas", diz.

Outros encaminhamentos foram acertados, como a proposta de de uma audiência pública, a ralização de fóruns zonais, sendo que outras ações podem ser realizadas conforme o entendimento dos membros da euipe que vai elaborar o documento.

O presidente da Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí – Famepi, Raimundo Mendes, diz que mesmo com a aprovação da Lei de Transportes no final do ano passado, as entidades precisam se organizar para reivindicar as melhorias no sistema de transportes.