Sem categoria

Conferência no Vietnã comemora os 120 anos de Ho Chi Minh

Convidados pelo Instituto Nacional Ho Chi Minh de Políticas e Administração Pública, centenas de cientistas sociais, historiadores, dirigentes partidários e de governo, do Vietnã e do exterior, participaram durante os dias 12 e 13 de maio da Conferência Internacional “Legado de Ho Chi Minh na época atual”.

A Conferência Internacional é parte das atividades comemorativas dos 120 anos do nascimento de Ho Chi Minh, que nasceu a 19 de maio de 1890 e faleceu em 1969. Importantes autoridades vietnamitas participaram da Conferência, entre eles dois membros do Birô Político do Partido Comunista do Vietnã (PCV), o presidente da Assembléia Nacional, Nguyen Phu Trong, e o presidente da Comissão de Controle do Comitê Central do PCV, Nguyen Van Chi.

Entre os demais membros do Comitê Central do PCV presentes à Conferência estava o chefe do Comitê Organizador da Conferência, Le Hu Nghia, diretor do Instituto Nacional Ho Chi Minh de Políticas e Adminstração Pública.

Chegaram ao Comitê Organizador e serão publicadas mais de 200 contribuições políticas e teóricas, de caráter científico e histórico, sobre o pensamento e a ação revolucionária do líder nacional vietnamita, o dirigente comunista Ho Chi Minh. Dezenas de convidados internacionais enviaram seus trabalhos e intervieram na Conferência, representando os seguintes países: Bulgária, Cambodja, Chile, China, Cuba, EUA, Filipinas, França, Hungria, Índia, Indonésia, Inglaterra, Itália, Laos, México, República da Coréia, RPD da Coréia, Rússia, Tailândia e Venezuela. Entre eles estavam destacados dirigentes partidários, ex-embaixadores no Vietnã,
dirigentes de instituições culturais e científicas e do movimento de solidariedade com o Vietnã.

Muitos dos convidados de outros países relataram sua convivência com o presidente Ho Chi Minh. Foram ricos e emocionantes depoimentos de ex-embaixadores no Vietnã, como o cubano Mauro Garcia Triana, de 79 anos, e o ex-deputado do Partido Comunista Francês e herói da resistência ao nazi-fascismo, camarada Raymond Aubrac, de 96 anos.

As atividades da Conferência contaram com uma ampla cobertura da mídia vietnamita.

Do Brasil, participaram Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB); o representante do PT, Wladimir Pomar e sua esposa, Rachel; e o embaixador do Brasil no Vietnã, João de Mendonça Lima Neto. Ricardo Alemão Abreu interviu no segundo dia da Conferência para apresentar a contribuição do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, intitulada “Ho Chi Minh, um revolucionário exemplar do século XX”.

No terceiro dia de atividades, os convidados internacionais foram recebidos pelo secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Manh, em evento realizado na sede central do PCV. Participaram ainda da recepção vários outros dirigentes do Comitê Central do PCV. O secretário-geral do PCV agradeceu os participantes pelo apoio internacional à causa da libertação nacional do Vietnã e ao processo de construção e de renovação do socialismo em seu país.

Nong Duc Manh disse ainda esperar que os convidados fraternais do exterior continuem o seu trabalho de estudo e de popularização do patrimônio teórico, prático e de valores legado por Ho Chi Minh, para que todos construamos um mundo de paz, desenvolvimento e cooperação.

Com informações da Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB