Sem categoria

Ocorre nesta semana o 3º Congresso Nacional da CPT

De segunda-feira (17/5) até o dia 21 de maio, realiza-se em Montes Claros, norte mineiro, o 3º Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O evento reune cerca de 900 pessoas, entre agentes da pastoral, trabalhadores e trabalhadoras do campo.

“Biomas, territórios e diversidade camponesa". É com este tema que o 3º Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) chega ao semiárido brasileiro para reunir cerca de 900 trabalhadores e trabalhadoras rurais, além de agentes da pastoral, que durante uma semana trocarão experiências, conquistas e desafios do campo. O evento começou na segunda-feira (17/5) e ocorre até o dia 21 de maio, no Colégio São José, em Montes Claros (MG).

Para Dom José Moura, bispo da Diocese de Montes Claros, que acolhe o evento, o 3º Congresso Nacional da CPT é uma graça de Deus não só para a cidade, mas para todo o Brasil. “A ação pastoral é o próprio exercício do pastoreio de Jesus Cristo. Nesse caso, as ações da CPT dão visibilidade à promoção da dignidade da pessoa humana, principalmente do campo, que muitas vezes é deixada de lado, fica desprotegida e é ainda perseguida e incompreendida, por grandes e por pequenos”, ressaltou.

O bispo acredita que com o lema “No clamor dos povos da terra, a memória e a resistência em defesa da vida!”, o Congresso fará uma reflexão ética em defesa dos biomas caracterizando cada região, além de realçar a necessidade de uma justiça mais ampliada no campo. “Temos, no Brasil, determinados grupos governamentais e não governamentais, que passam por cima da defesa do meio ambiente, de povos ribeirinhos, das terras indígenas, de quilombolas e de tantas pessoas empobrecidas. Este Congresso vai nos dizer sobre os clamores dos povos da terra”, destacou.

Da redação