João Ananias propõe audiência para debater serviço ilegal de táxi

O deputado João Ananias (PCdoB) denunciou, na manhã desta quarta-feira (02/06), durante a sessão plenária, um serviço ilegal de carros fretados em Fortaleza que prejudica os taxistas. Segundo ele, há carros circulando com uma tabela de preço clandestina, em bairros da cidade. Em função disso, propôs a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, com a presença de órgãos ligados aos taxistas e representantes da Câmara Municipal de Fortaleza, para discutir o problema.

“O Ministério Público e a Etufor devem interceder para resolver o problema. Esses táxis clandestinos têm tabelas com vários preços, dependendo do bairro”, comentou, acrescentando que as “corridas” para bairro como Aldeota saem por R$ 20,00, e para o aeroporto Pinto Martins chegam até a R$ 30,00.

Ananias ressaltou que a frota de táxi de Fortaleza é de 4.392 veículos. “Temos uma frota nova, de, no máximo, três anos. Antes do presidente do Sindicato dos Taxistas, Vicente Oliveira, assumir o cargo, havia táxi com até 12 anos rodando pela cidade. “Mas, hoje, os taxistas se adaptaram, pagam taxas”, avaliou.

O deputado salientou que o trabalho dos taxistas é “pesado”, com uma carga horária exaustiva. “Fora tudo isso, eles ainda enfrentam a concorrência extra e ilegal. Qualquer transporte coletivo só pode ser exercido por licitação pública, que estabelece quem vai participar”, explicou.

Ananias disse que já informou o problema ao presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, que ressaltou que o carro ilegal só pode ser apreendido em situação de flagrante. “Contudo, é preciso reprimir e coibir essa iniciativa, sob pena da gente desestruturar uma categoria já sofrida por várias razões, como a violência", observou, ressaltando que, só este ano, seis taxistas foram assassinados. “E os que rodam ainda podem ficar com a renda comprometida, sem poder sequer sustentar suas famílias com dignidade”, afirmou.

Em aparte, o deputado Moésio Loiola (PSDB) disse que “já existe o problema natural dos taxistas que não rodam com o gás natural, mais barato do que a gasolina”. Conforme o deputado, a Companhia de Gás do Ceará (Cegas) “não tem abdicado de nada para resolver esse problema”. Ele informou ainda que haverá audiência pública na Assembleia, na próxima terça-feira (08/06), para tentar buscar um entendimento para a problemática.

Já o deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou que a situação dos táxis ilegais preocupa os taxistas de Fortaleza. “O serviço burla a lei onde existe um serviço oficial de táxi”, avaliou. O deputado Fernando Hugo (PSDB) também criticou o serviço, lembrando que os táxis irregulares “abocanham o quinhão que a profissão passa a procurar, que é o passageiro”.

Por fim, Ananias disse que Vicente Oliveira vem recebendo ameaças de morte por ter protestado contra o serviço. “Deve ter alguém por trás disso”, denunciou. Ele informou, ainda, que taxistas vão realizar, no próximo dia 10, às oito horas, uma manifestação pacífica, saindo do Estádio Castelão. “Quero, de antemão, me solidarizar com a categoria”, concluiu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL