Sem categoria

Vietnã debate plano de 20 anos para reurbanizar Hanói

O ministro da Construção, Nguien Hong Quan, apresentou ao Parlamento nesta sexta-feira (4) um plano de reurbanização geral da capital vietnamita, com metas para 2030 e "visão de 2050". O projeto, segundo estimativas, vai custar US$ 90 bilhões, para reformatar uma metrópole que passará dos 6,4 milhões de habitantes atuais para 9,2 milhões em 20 anos e 10,8 milhµoes em 40.

Um dos elementos principais da reforma é a organização de Hanói em um complexo urbano com um núcleo central e cinco "satélites": Hoà Lac, Son Tây, Xuân Mai, Phú Xuyên-Phú Minh e Sóc Son. Os transportes metropolitanos compreenderiam seis linhas de metrô e oito de trens urbanos, interligando o conjunto.

Durante o debate, o presidente da Comissão Econômica da Assembléia Nacional, Ha Van Hien, sublinhou a necessidade de refletir sobre o modo de divulgar e explicar o plano, evitando o aumento dos preços dos terrenos e aluguéis. A expectativa do projeto já fez subir os preços: em alguns prédios em construção em Ha Dong, na parte leste da cidade, os apartamentos já estão 40% mais caros que em dezembro passado. A imprensa local noticiou também casos de especulação enos distritos de Thach Thât e Ba Vi.

A maioria dos deputados da Comissão Econômica concordou com a organização da capital em um núcleo e cinco "satélites". A população destes últimos deve alcançar 1,4 milhão de habitantes em 2030.

Uma questão que provocou debates foi a localização do novo centro administrativo nacional. O projeto apresentado situa-o em Ba Vi, mas a escolha gerou controvérsias.

Conforme o presidente da Comissão, a escolha não é conveniente nem em termos históricos e culturais nem de segurança e defesa nacional. "Por que colocar o centro administrativo tão longe do centro político, que fica em Ba Dinh?", questionou Ha Van Hien. Alguns deputados reforçaram o questionamento.

O plano de reurbanização será discutido no dia 15 pelo plenário da Assembléia Nacional. Além de Hanói, o país possui outra grande metrópole, Saigon, que serviu de capital do Sul enquanto o país esteve dividido (1954-1975) e passa dos 7 milhões de habitantes. A terceira maior cidade vietnamita, Huê (antiga capital antes do domínio colonial francês), tem 340 mil habitantes.

Com informações do Courrier du Vietnam (http://lecourrier.vnagency.com.vn)