CTB Bahia realiza Encontro de Jovens Trabalhadores nesta quarta
Ampliar a atuação do movimento sindical entre os jovens brasileiros e debater políticas públicas para a juventude. Estes são os principais objetivos do Iº Encontro de Jovens Trabalhadores da seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que acontece nesta quarta-feira (16/6), das 8h30h às 20h, no Ginásio de Esporte dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, em Salvador.
Publicado 14/06/2010 17:42 | Editado 04/03/2020 16:20
A expectativa é reunir pelo menos 150 jovens de todas as regiões do estado, para debater temas como sindicalismo para um novo tempo, trabalho e juventude, movimentos sociais e o Novo Projeto de Desenvolvimento para o Brasil. Para a CTB, a participação da juventude é fundamental para a luta geral dos trabalhadores por uma nova sociedade. Atuando sempre de forma enérgica e irreverente, os jovens de todo o mundo têm sido protagonistas de mudanças importantes na política e de grandes transformações históricas.
Os jovens trabalhadores estão entre os segmentos que mais sentem a exploração capitalista. Sob o pretexto da “falta de experiência”, a grande maioria dos jovens, quando encontra emprego, recebe baixos salários e é submetida a jornadas acima da média e a condições precárias de trabalho. Essa situação coloca na ordem do dia – não apenas como reivindicação da juventude, mas do conjunto dos trabalhadores – as lutas por melhores remunerações, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, contra a informalidade e pelo direito ao trabalho e à educação e contra a demissão imotivada.
Confira a programação:
8h30 – Abertura
9h – Sindicalismo para um novo tempo: Adilson Araújo (Presidente da CTB Bahia)
9h30 – Trabalho e juventude: Paulo Vinícius (Secretário de Juventude da CTB)
11h – Os movimentos sociais e o Novo Projeto de Desenvolvimento para o Brasil: Lúcia Stumpf (Coordenação dos Movimentos Sociais)
12h30 – Almoço
14h – Intervenção especial: Juventude e Perspectiva Socialista – Juremar Oliveira (Presidente da UJS Bahia)
14h10 – A juventude rural e a luta no campo: Claúdio Bastos ( Fetag Bahia)
15h20 – Intervenção especial: Jovens operários: o dia a dia no chão da fábrica – Júlio Bonfim (Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Diretor da CTB Bahia)
15h30 – Cultura e Cidadania – mc William (Nação Hip Hop Brasil)
16h50 – Intervenção especial: A luta nacional pela Isonomia – Augusto Vasconcelos (Diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Membro da Comissão de Empregados da Caixa)
17h – Proposta de Resolução Política/ Eleição do Coletivo Estadual da Juventude Trabalhadora da CTB Bahia;
20h – Forró da Juventude: Davi Carvalho e Banda Farofa Dágua e Banda Tome Xote
De Salvador,
Eliane Costa