Federação de Bairros de Salvador elege nova diretoria

Em Congresso realizado na manhã desta sexta-feira (18/6), a Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) reuniu mais de 150 lideranças do movimento comunitário para debater os desafios da entidade para o século 21 e discutir o plano de lutas para o biênio 2010/2012. Os participantes elegeram também uma nova diretoria para a FABS, que a partir de agora será presidida por João Pereira.

“A eleição da nova diretoria foi construída a partir de uma ampla discussão, baseada na unidade das diversas forças que atuam no movimento comunitário de Salvador”, ressaltou João Pereira. A chapa composta de 32 nomes conta ainda com Benedito Santos, na vice-presidência; Antonio Mota, como secretário Geral e Ivonete Bispo, na Tesouraria. “Temos ainda a participação de valorosos companheiros de diversos territórios da cidade, que vão desde lideranças do Subúrbio, Itapagipe e Cajazeiras até representantes dos moradores do Centro e da Orla Atlântica”, declarou o novo presidente da FABS.

De acordo com Pereira, a nova direção vai trabalhar para ampliar o número de filiados, fortalecer o movimento “A Cidade é Nossa”, além de contribuir com o processo de conscientização das lideranças comunitárias neste processo de disputa de projetos políticos no país.

Para dá início aos trabalhos, está sendo organizado um grande seminário para o mês de agosto, onde será elaborado um plano estratégico para a FABS, com a intenção de construir um projeto popular para a cidade. “Vamos permanecer também em estado de mobilização até que a Prefeitura implemente o Conselho da Cidade. Em nossos planos estão ainda a organização de um Festival de Artes e de um Campeonato de Futebol Inter-bairros”, disse João Pereira, reafirmando a satisfação de dirigir a entidade neste momento em que a cidade se organiza contra o caos urbano que enfrenta.

Entidade de luta

Fundada em 1979, a Federação das Associações de Bairro de Salvador (Fabs) nasceu com o objetivo de discutir os problemas dos bairros, reivindicando e propondo soluções à prefeitura da cidade. Na década de 80, assumiu o comando do movimento reivindicatório na cidade, participando de todas as mobilizações em defesa de melhores condições de vida para seus habitantes.

Nestes 30 anos de luta, a FABS desempenhou papel importante na unidade do movimento comunitário, garantindo ampla representatividade nos diversos Conselhos temáticos onde participa, acompanha, debate e sugere soluções. É filiada à Federação das Associações de Moradores do Estado da Bahia (Fameb) e a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam). As três entidades defendem os interesses coletivos relacionados à moradia, saúde, segurança, meio ambiente e educação, entre muitas outras questões importantes, no âmbito municipal, estadual e federal.

Em 2008, a FABS participou das manifestações contra a aprovação do polêmico Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador, integrando o Fórum "A cidade é nossa". Em abril de 2007, a entidade levou às ruas cerca de 600 lideranças, em uma grande manifestação contra a não execução das obras aprovadas no orçamento participativo.

De Salvador,
Eliane Costa