Futebol: Santos festeja título inédito da Copa do Brasil
Mesmo tendo sido derrotado pelo Vitória em 2 a 1, no Barradão, em Salvador, o Santos se consagrou campeão da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (4). A vantagem de 2 a 0 no jogo de ida garantiu o título inédito ao time santista com estádio lotado, jogo acelerado e sob muita chuva na primeira etapa.
Publicado 05/08/2010 17:14
Os baianos pressionaram bastante ao longo dos 90 minutos, mas não conseguiram reverter a vantagem dos "Meninos da Vila" e o sonho de levantar a taça de uma competição nacional teve de ser mais uma vez adiado. Wallace e Júnior marcaram para o Leão e Edu Dracena fez o gol do título para os paulistas.
Com a conquista, o Santos ganhou também o direito de disputar a Copa Libertadores do ano que vem. No entanto, o Vitória ainda pode ficar com a vaga, caso a equipe santista seja campeã também da Copa Sul-Americana, segundo o diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio.
Campanha campeã
A campanha do Santos na competição é bastante expressiva, principalmente em termos de gols marcados. A equipe marcou 39 gols, uma média de 3,5 por partida, e teve Neymar como artilheiro da competição, com 11 gols. A defesa, composta principalmente por Edu Dracena e Durval, sofreu apenas 15 gols. Foram 11 jogos com sete vitórias, um aproveitamento de 63,63 %.
O Santos eliminou na primeira fase o Naviraiense, do Mato Grosso do Sul, com duas vitórias. No primeiro jogo, triunfo por 1 a 0. Na volta, na Vila Belmiro, a maior goleada da competição: 10 a 0. Na segunda fase, a vítima foi o Remo, em apenas uma partida: 4 a 0. O Guarani ficou para trás nas oitavas de final. Vitória de 8 a 1 na Vila e derrota por 3 a 2 em Campinas. Nas quartas, o Atlético-MG caiu. Derrota por 3 a 2 em Minas e triunfo por 3 a 1 na Vila.
A semifinal foi muito complicada. Em jogo quente em Porto Alegre, o Santos perdeu de 4 a 3 do Grêmio. Na Vila Belmiro, o timeteve de correr muito para reverter o placar e fazer 3 a 1.
O título da Copa do Brasil não só aumentou o prestígio das jovens revelações do time santista, como também marcou a despedida dos atacantes André (vendido ao Dínamo de Kiev) e Robinho (volta de empréstimo ao Manchester City). Outros nomes ainda podem deixar o clube. Neymar tem proposta do exterior do Chelsea. De contratação, apenas Keirrison chegou.
Da redação, com agências