Heráclito Fortes (DEM) caminha para derrota vergonhosa no Piauí
Wellington Dias, ex-governador do PT e candidato ao Senado, abriu uma vantagem de 35 pontos sobre o senador Mão Santa (PSC) e, se a eleição fosse hoje, seria eleito com 65,5% das intenções de voto. Mão Santa conseguiria a segunda vaga ao Senado com 30% dos votos. É o que revela a pesquisa Captavox divulgada nesta quinta-feira (2) pela TV Cidade Verde, afiliada do SBT no Piauí.
Publicado 02/09/2010 17:19
O atual senador Heráclito Fortes (DEM), primeiro secretário do Senado e um dos líderes da oposição ao governo Lula, aparece em terceiro lugar, com distantes 23,2% na preferência do eleitor. Ciro Nogueira (PP) foi o candidato que mais cresceu na pesquisa. Passou de 15,4% (agosto) para 20,5% (setembro) e está tecnicamente empatado com Fortes. Caso continue crescendo no mesmo ritmo, deixará o candidato do DEM em quarto ou quinto lugar, pois o petista Antônio José Medeiros também cresceu na intenção de votos entre o eleitorado piauiense. Saiu de 8,8% (agosto) para 12,1% (setembro). A margem de erro é de 2,3 pontos percenturais.
Os candidatos R. Silva (PP) e Toim Dufrango (PSL), ambos, têm 1% das intenções de voto. Antônio Florentino (PV) aparece com 0,9%, Pastor Moisés Pinto (PMN) com 0,7% e Marineide Albuquerque (Psol) com 0,6% na preferência eleitoral ao Senado. Albertiza (PCO), que teve candidatura cassada, pontuou 0,5%, Zilton Duarte, candidato do Psol, aparece com 0,4% e Gervásio Santos, do PSTU, com 0,3%.
A pesquisa foi feita de 26 a 29 de agosto e foram entrevistados 1.814 eleitores. Ela foi encomendada pela TV Cidade Verde.
Na pesquisa, 34,7% dos entrevistados se posicionaram indecisos e nulos e brancos foram 8,7%. A pesquisa foi registrada no TRE-PI com o número de 23.692/2010.
Com informações do Terra