Obama tenta impedir tsunami eleitoral nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tenta deter um possível tsunami eleitoral que poderia ocorrer durante as eleições legislativas do próximo 2 de novembro.
Publicado 19/09/2010 19:54
Durante um jantar no último sábado (18) com a bancada negra no Congresso realizado no Centro de Convenções de Washington, Obama terminou uma semana de contactos com os partidários das minorias, uma fonte tradicional de força dos democratas.
O chefe da Casa Branca tratou de imprimir um discurso esperançoso aos membros da bancada e lhes pediu que o ajudem a "proteger a mudança", em alusão às eleições intermediárias.
Segundo analistas, o presidente mostra um deliberado esforço para reavivar os brios de um grupo populacional que foi determinante para sua vitória nas eleições presidenciais de 2008.
De acordo com as mais recentes pesquisas, os afro-americanos dizem sentir-se menos entusiasmados para comparecer às urnas este ano.
O governante fez um constante chamamento a evitar o que poderia significar a perda de controle de uma ou de ambas as casas do Capitólio, se os republicanos conseguirem “fazer o relógio andar para trás”.
Dados do Censo de 2009, publicados na semana passada revelaram que entre os afro-americanos tanto a taxa de pobreza como o número de pobres aumentaram de 24,7%, quando atingia 9,4 milhões de pessoas em 2008, para 25,8%, chegando a 9,9 milhões em 2009.
Tambem as estatísticas refletiram que a renda nesses lares foi o item mais afetado, diminuindo 4,4%.
Anteriormente Obama tinha dito em uma coletiva de imprensa na Casa Blanca que "a ação mais importante contra a pobreza é conseguir que a economia cresça e garantir que haja empregos suficientes".
O boletim “The Rothenberg Political Report” previu que "pode haver um tsunami eleitoral" em novembro”.
Fonte: Prensa Latina