Coordenado pelo tesoureiro do Sindicato de Asseio de Caxias, Henrique Fermiano Silva, e por Moacyr Roberto Tesch Auersvald, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), o encontro serviu para traçar as estratégias na reta final de campanha, com o objetivo de reeleger o senador Paulo Paim e de eleger Abgail para o Senado.
O presidente do Seaacom gaúcho, José Providel, e o dirigente da Federação e Sindicato Estadual de Asseio, Dirceu Saraiva de Quadros, reforçaram a claque de sindicalistas que se posicionaram favoráveis à eleição de Paim e Abgail e de deputados alinhados com a luta dos trabalhadores. Providel e Moacir destacaram a importância de votar em nomes comprometidos com as reivindicações dos trabalhadores. Ambos classificaram o voto como uma procuração que o eleitor deposita na urna com a perspectiva de ter porta-vozes nos espaços de poder. “Sempre que precisamos do senador Paim ele estava lá em Brasília para defender os nossos pleitos. Precisamos mantê-lo no Senado e eleger a companheira Abgail para ampliar a participação dos trabalhadores no Congresso Nacional. Os adversários de Paim e Abgail nunca se comprometeram com as lutas dos trabalhadores”, ponderou Moacyr.
Abgail reforçou: “Na eleição, todos defendem os pobres e prometem trabalhar pelo povo, mas, na prática, não é isso que ocorre. Não podemos dizer que todos os políticos são assim. Precisamos identificar os políticos que, de fato, estão do lado do povo e dos trabalhadores. Quem precisa da política somos nós, trabalhadoras e trabalhadores, que necessitamos de creches, de escolas públicas de qualidade e de acesso ao ensino superior gratuito para os nossos filhos. Não queremos deixar um pampa pobre para os nossos filhos, mas sim um Estado rico, que dê condições a eles de viverem com qualidade. Por isso, me orgulho de defender o projeto que represento, ao lado de Dilma e de Tarso”.