Nova pesquisa aponta empate técnico na disputa do Senado no Ceará
Os novos números da pesquisa O Povo/Datafolha apontam empate técnico entre os candidatos
Publicado 28/09/2010 11:05 | Editado 04/03/2020 16:32

A nova pesquisa O Povo/Datafolha divulgada nesta terça-feira (28/09) mostra que a disputa ao Senado no Ceará deverá ficar ainda mais acirrada há menos de cinco dias do pleito. Segundo os números, Tasso Jereissati (PSDB) aparece com 44% e Eunício Oliveira (PMDB), com 41% da preferência dos eleitores, fica tecnicamente empatado com candidato tucano. José Pimentel (PT) aparece em seguida com 36% da intenção de votos e fica em empate técnico com o segundo colocado. Desta forma, o petista também entra na disputa por uma das vagas.
Considerando a variação máxima da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Tasso pode ter entre 41% e 47% das intenções de voto. Eunício pode ter entre um máximo de 44% e um mínimo de 38%. E Pimentel pode ter de 33% a 39%.
Alexandre Pereira (PPS) aparece com 4%, Tarcisio Leitão, Marilene Torres (Psol) e Raquel Dias (PSTU) registram 2 %. Benedito Oliveira (PCB), Reginaldo (PSTU) e Polô (PV) tem 1% cada. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Votos em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos para as duas vagas de senador é de 3%. Para uma das vagas, são 7% os que pretendem anular o voto, votar em branco ou dizem não votar em nenhum.
Mais números
O índice de indefinição ainda é significativo. Os números da pesquisa apontam ainda que, a poucos dias das eleições, 17% dos eleitores que dizem ter candidato ao Senado ainda admitem mudar o voto, 35% dos eleitores declararam que ainda não escolheram um dos dois senadores em quem deverão votar e outros 22% declaram-se indecisos em relação aos dois votos. Com isto, a decisão deverá ser ainda mais acirrada.
Como são dois votos para o Senado, a soma dos percentuais totaliza 200%. Levando-se em conta apenas os votos válidos, excluindo votos brancos, nulos e indecisos, Tasso tem 33% das intenções de voto, Eunício 31% e Pimentel, 27%. Dentro da variação máxima da margem de erro, há tríplice empate técnico.
Dilma mantém ampla preferência no Ceará
A pesquisa Datafolha também divulgou números para a disputa de Presidente da República. No Ceará, Dilma Rousseff (PT) tem 65% e José Serra (PSDB) tem 15% da preferência dos eleitores. Marina Silva (PV) aparece em terceiro com 8% de intenções de voto no estado.
Plínio de Arruda Sampaio (Psol), Levi Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) foram citados, mas não atingiram 1%. José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e José Maria (PSTU) não foram citados. Nulos e brancos somam 3%. Os indecisos passaram de 12% a 9%.
No interior cearense, a preferência em Dilma é ainda maior. A petista alcança 70% das intenções de voto na consulta estimulada. Na Capital e Região Metropolitana, a ex-ministra tem 56%.
José Serra (PSDB) tem hoje 16% dos votos do eleitorado do Interior e 13% em Fortaleza e seu entorno. Marina Silva (PV) é quem apresenta maior contraste entre o Interior (4%) e a Capital (14%).
O percentual de brancos e nulos é maior na Capital e Região Metropolitana (5%) do que no Interior (1%). Já os indecisos chegam a 10 pontos em Fortaleza e entorno e a 9 pontos no Interior.
O Ceará possui 5,8 milhões de eleitores aptos a votar em 3 de outubro. Sendo assim, cada ponto numa pesquisa vale 58 mil votos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de setembro e ouviu 985 eleitores de 44 municípios cearenses. Foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará com o número 57467/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral – 32025/2010.
A pesquisa em números
Senado
Tasso Jereissati (PSDB): 44%
Eunínio Oliveira (PMDB): 41%
José Pimentel (PT): 36%
35% dos eleitores pesquisados não sabem em quem votar para uma das vagas
22% ainda não decidiram nenhum dos dois votos para o Senado
17% ainda admitem mudar o voto
Presidência no Ceará
Dilma Rousseff (PT): 65%
José Serra (PSDB): 15%
Marina Silva (PV): 8%
O Ceará possui 5,8 milhões de eleitores. Cada ponto numa pesquisa vale 58 mil votos.
De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do jornal O Povo)