PCdoB-SP volta à ALESP e amplia presença na Câmara

Após a apuração dos resultados eleitorais — ainda sem a definição do que será feito dos votos recebidos pelos “fichas sujas”— temos que o PCdoB-SP terá dois representantes na Câmara dos Deputados e dois representantes na ALESP.

Pedro Bigardi

O PCdoB-SP voltará a Assembleia Legislativa na próxima legislatura com duas representações de peso, Pedro Bigardi — que ficou na suplência em 2006 e posteriormente assumiu a vaga — e Leci Brandão, com respectivamente 67.758 e 86.298 votos. O Partido, que não se coligou para disputar as vagas da ALESP, recebeu mais de 520 mil votos em todo o estado, mostrando a força da chapa própria comunista.

Já na Câmara, a representação comunista aumentou de uma para duas vagas com Aldo Rebelo (132.109 votos) reeleito e Protógenes Queiroz conquistando a segunda vaga com 94.906 votos.

No Senado, candidato comunista, Netinho de Paula — que liderou as pesquisas para o Senado desde meados de agosto até a véspera da eleição — vinha sofrendo difamações e ataques raivosos da direita (e mesmo de alguns setores de “esquerda”) e terminou a votação em terceiro lugar, com diferença apertada para a segunda colocada, Marta Suplicy. A primeira vaga ficou com Aloysio Nunes (PSDB).

Da redação