Assis Melo é eleito deputado federal

Os comunistas gaúchos serão duplamente representados na Câmara dos Deputados com a eleição de Manuela e de Assis Melo, presidente do Sindicato dos Metalurgicos de Caxias do Sul

Assis Melo

Eram 19h40min do domingo quando Assis Melo soltou o primeiro grito de alívio e partiu para a comemoração. A contagem dos votos ainda não havia encerrado, mas matematicamente ele já poderia ser considerado eleito deputado federal.

Não demorou muito para os amigos e apoiadores da campanha de Assis começarem a chegar no comitê para festejar a eleição do próximo representante dos trabalhadores da região em Brasília. A comemoração foi tão grande que fechou a rua Andrade Neves no trecho entre a Pinheiro Machado e a Bento Gonçalves – foi a maior festa de Caxias do Sul nesta eleição.

Era mais de meia-noite quando a votação foi encerrada e o vereador mais votado da cidade pôde ser oficialmente considerado deputado federal. Aliás, o primeiro deputado federal metalúrgico de Caxias do Sul, com 47.141 votos.

Assis riu, chorou, se emocionou e dedicou a vitória a todos os trabalhadores. “A marca do sindicato diz ‘nossa classe fazendo história’. Hoje estamos entrando para a história dessa cidade. Essa não é só uma vitória do Assis. É a vitória da nossa classe, que faz história em Caxias do Sul” , declarou Assis às centenas de pessoas que comemoravam o resultado da eleição no Centro da cidade.

Sua declaração foi reforçada pelo presidente do PCdoB em Caxias, Silvio Frasson, que fez questão de lembrar as pessoas que estavam na festa sobre o significado da eleição de Assis . “Essa é a vitória do povo trabalhador de Caxias do Sul”.

Compromisso com os trabalhadores

E essas não foram as únicas pessoas que tiveram motivos para comemorar a vitória de Assis. Desde cedo, no domingo, ele recebia cumprimentos e votos de boa sorte de diversos eleitores das mais diferentes correntes políticas. Em uma seção de votação, um cabo eleitoral de outro partido e com adesivos de outro candidato a deputado federal fez questão de cumprimentar Assis e para dizer que o considerava "verdadeiramente um representante do povo trabalhador".

Assis também foi abordado por uma eleitora que iria votar em políticos com projetos diferentes de Assis, mas não abriria mão de dar seu voto ao candidato comunista pela Câmara de Deputados. "Eu não abro mão de votar em você porque sei que você é honesto e representa os trabalhadores", disse a mulher a Assis.

Na festa de comemoração, à noite, Assis fez questão de lembrar seus eleitores sobre os compromissos assumidos durante a campanha. “Nós dissemos em cada fábrica que visitamos que o nosso voto era de compromisso: vamos levar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras para Brasília”.

O mais novo deputado federal eleito pela cidade encerrou seus agradecimentos à população lembrando que a luta nessas eleições ainda não terminou. Agora é preciso arregaçar as mangas para eleger Dilma Roussef presidente do Brasil.

De Caxias do Sul
Graziela Andreatta