PCdoB goiano tem avaliação positiva da campanha no estado

Em Goiás, o PCdoB lançou nestas eleições um candidato a deputado federal, o vereador da capital goiana e presidente do partido no estado, Fábio Tokarksi e também chapa própria com 38 candidatos ao cargo de deputado estadual.

O PCdoB do participou da eleição deste ano, com uma aliança com o PMDB e PT. A Coligação Goiás Rumo ao Futuro tem como candidato ao Governo estadual, Iris Rezende (PMDB) que obteve cerca de 36% dos votos válidos e disputará o segundo turno com Marconi Perilo (PSDB). Para o Senado, o PCdoB apoiou o nome de Pedro Wilson (PT) e Adib Elias (PMDB). Além da candidata a presidência, Dilma Rousseff (PT).

Na coligação Fábio Tokarski ficou em 7º lugar e recebeu 35.646 mil votos, ficando na segunda suplência. A chapa de candidatos ao cargo de deputado estadual do PCdoB foi composta de 38 candidatos, entre eles, lideranças da área da saúde, educação, esporte, comunitário, comerciário, funcionário público, ambulantes, guarda, produtor cultural, juventude, mulher, artista, entre outros.

Segundo Turno

Passado o primeiro turno, o objetivo do PCdoB de Goiás agora é ajudar a eleger o candidato ao Governo do Estado, Iris Rezende e Dilma Rousseff para a presidência do Brasil.

Para avaliar a campanha do PCdoB e apontar tarefas para o segundo turno, o partido organiza para esta quinta-feira, 08 de outubro, às 18 horas, uma Plenária de amigos e militantes das campanhas de Fábio Tokarski e dos Estaduais na sede do PCdoB, em Goiânia. A Comissão Política se reunirá no mesmo dia, às 15 horas, na sede do Partido, onde fará uma avaliação da campanha no estado e também debaterá as tarefas neste segundo turno. 

Ousadia

“Pela primeira vez, o PCdoB de Goiás lançou uma chapa própria com tantos candidatos”, disse o secretário de organização, Honório Ângelo da Rocha, “e saiu vitoriosa, recebemos cerca de 35 mil votos, não vencemos, mas crescemos e nos fortalecemos em Goiás. Agora temos outros objetivos a serem cumpridos”, avaliou.

Para a direção estadual do PCdoB, apesar das injustiças* sofridas por Fábio Tokarksi, a avaliação desta eleição é positiva, pois o partido ajudou a levar Iris Rezende para o segundo turno e os candidatos a deputado estadual pelo PCdoB foram apresentados em todo estado.

Visualize abaixo o resultado da votação dos candidatos do PCdoB que disputaram vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

*Caso em julgamento

O candidato a deputado federal Fábio Tokarski, mesmo com caso sendo julgado no Supremo Tribunal Federal, onde impetrou recurso extraordinário, contra decisão do TSE que manteve a impugnação da sua candidatura, continuou sua campanha.

Tokarski teve o registro de sua candidatura negado pela Lei da Ficha Limpa por um erro formal na prestação de contas da eleição de 2006, que representou apenas 3,2% dos recursos total de sua campanha.

Em 2007, Fábio foi penalizado com a perda do diploma de suplente de deputado Federal, e em 2008 recebeu da Justiça Eleitoral o direito de se candidatar e foi eleito vereador de Goiânia.
Agora, o PCdoB goiano aguarda o ganho de causa de Tokarski no Supremo Tribunal Eleitoral.

Da redação local,

Eliz Brandão