Carrion aprova 3 emendas no orçamento Estado

O deputado Raul Carrion(PCdoB) teve três emendas aprovadas no orçamento de 2011.Entre elas, apoio e incentivo à Semana Estadual da Capoeira, à Lei de ensino e cultura Afro-brasileira e à revitalização do Ginásio da Brigada Militar.

Raul Carrion no plenário

O parlamentar comunista apresentou 24 emendas ao Projeto de Lei 230/2010, que dispõe sobre o orçamento do Estado, as suplementações pedidas chegaram a R$ 3,9 milhões. Entre as proposições ao projeto que estima receita e fixa despesas do Estado para 2011, Carrion destinou recursos para atender questões de saúde, educação e direitos da mulher e das comunidades quilombolas.

Também figuram incentivo à cultura com a destinação de recursos para a realização da Semana Estadual do Hip Hop, Semana Estadual do Artesanato e a Semana Estadual da Capoeira.

Ensino Afro-brasileiro
Os estabelecimentos de ensino fundamental e médio têm obrigação legal de promover o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira, de acordo com a lei federal 9.394. Baseado neste princípio legal, Carrion apresentou a emenda que viabiliza a formação e habilitação de
professores para ministrar esses conteúdos. Além de investir na formação de docentes, Carrion também apresentou emenda que permite a aquisição e produção de materiais didáticos e paradidáticos para o estudo da história e cultura afro.
“A luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional são essenciais para resgatar a contribuição deste povo”, afirma Carrion.

Semana Estadual da Capoeira
A prática da Capoeira é uma fusão de artes: música, poesia, dança e luta. O capoeirismo traduz o senso de realização coletiva, que se constitui na própria essência da arte, ou seja, a prática nasceu não como um divertimento, mas como necessidade de proteção do povo
escravizado. E este é um dos fatores a que se deve a força viva da arte popular: o caráter funcional da arte, esse aspecto de necessidade imperiosa que tem toda a arte que o povo cultua.

Em Porto Alegre, a crescente organização do esporte culminou com grande sucesso, da Semana Municipal da Capoeira (Lei Municipal nº 8.940/02) e a partir de então organizou-se evento que, com o apoio do Poder Público da capital, realizou em 2007 sua 5ª edição, tendo como tema central “A globalização e a capoeira”.

Já no Estado, foi instituída pela Lei nº 12.920, de 04 de abril de 2008, a Semana Estadual da Capoeira (1º a 7 de agosto), que a exemplo da experiência de Porto Alegre, tem tudo para transformar-se em um grande acontecimento cultural e popular regional, com repercussão
nacional. Buscando, portanto, estender a todo o Estado do Rio Grande do Sul esse importante evento, enaltecendo e disseminando a cultura popular brasileira, entendemos fundamental o apoio do Poder Público, seja para sua divulgação, seja para auxiliar na montagem da estrutura do evento.

Revitalização do Ginásio da Brigada Militar
O Ginásio da Brigada Militar, além de abrir suas portas à comunidade, realiza diversas atividades, tais como a caminhada orientada, ginástica para a melhor idade, yoga e iniciação a desportos coletivos. As instalações do Ginásio da Brigada são utilizados de forma regular por
três escolas estaduais e pelo Hospital de Clínicas, que lá desenvolve um programa de recuperação de acidentados de trânsito.

Todavia, a principal função do Ginásio é abrigar as atividades da Escola de Educação Física da Brigada Militar, instituição que tem sua sede naquele equipamento, e tem por missão controlar, coordenar e estimular a prática de atividades físicas, desporto e defesa pessoal da Brigada, através de profissionais que são formados e orientados por esta escola e estão distribuídos em todo o Estado. De outra parte, entendemos necessário que o Ginásio da Brigada retome sua vocação histórica, que é de servir de espaço para a prática do desporto, contribuindo assim no esforço para a formação de atletas de alto nível, exigência que se encontra na ordem do dia em função da realização no Brasil, dos Jogos Olímpicos de 2016.

De Porto Alegre
Liane Priscila Rodrigues