UJS-RS presente no 17º Festival Mundial da Juventude e Estudantes
A UJS gaúcha está presente no 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que acontece entre os dias 13 e 21 de dezembro, em Pretória, África do Sul, e que reunirá mais de 20 mil jovens de todo mundo.
Publicado 13/12/2010 15:58 | Editado 04/03/2020 17:10

A delegação gaúcha é composta por Ticiana Alvares (presidente da UJS-RS e diretora de relações internacionais da UJS nacional), Todson Marcelo (vereador de Carlos Barbosa), Bruna Rodrigues, Marcos Puchalski, Amanda Vargas, Pedro Pereira, entre outros integrantes da UJS. Também participa do festival a deputada federal Manuela d’Ávila.
Em sua 17ª edição, o festival tem como tema "Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, derrotemos o imperialismo!". Os principais temas que permearão as atividades do Festival estão o papel da juventude nas reivindicações por uma Educação pública de qualidade e não mercantilizada, as preocupações com o meio ambiente, as intervenções pela paz e o elo do desenvolvimento com a valorização e participação dos jovens nas decisões políticas. Como explicou a presidente da UJS/RS, Ticiana Alvares, “a importância do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é manter viva a luta mundial contra o imperialismo, para construir um mundo melhor”. A programação é composta por mesas de debates, atividades esportivas e culturais, incluindo concursos de fotos, de poesias e de artigos jornalísticos.
Entre as principais bandeiras defendidas pela Federação Mundial das Juventudes Democráticas, e que serão debatidas no FMJE, estão o apoio à causa palestina, ao povo sahawari, solidariedade ao povo africano contra o colonialismo, solidariedade a Cuba e repúdio ao bloqueio contra a ilha, e solidariedade à juventude colombiana e contra a repressão do Estado colombiano. Representado pela UJS, o Brasil chega ao encontro com papel de destaque por conta das transformações pelas quais o país vem passando nos últimos oito anos. Nesse contexto, o rico intercâmbio de conhecimento propicia à delegação verde e amarela inúmeras sugestões que serão primordiais para auxiliar a juventude brasileira no aprofundamento das mudanças no governo que se inicia em 2011.
História do FMJE
A primeira edição foi realizada na cidade de Praga, antiga Tchecoslováquia, dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião teve como eixo central a denúncia dos crimes cometidos pelo nazi-facismo. De lá para cá, o Festival percorreu os continentes europeu, asiático, africano e latino americano. O mais recente foi organizado na cidade de Caracas, capital da Venezuela, em agosto de 2005. Esta será a primeira vez que o evento ocorrerá na África subsaariana.