Deputados eleitos do PCdoB/RS são diplomados pelo TRE
O PCdoB-RS viveu na sexta, 17/12, um momento ímpar na sua história. Nesse dia foram diplomados os parlamentares eleitos pela sigla na eleição 2010: os deputados federais Manuela d`Ávila e Assis Melo, e o deputado estadual Raul Carrion. Com isso, o partido amplia sua representação na Câmara Federal, e mantém na Assembleia gaúcha o espaço já ocupado.
Publicado 20/12/2010 21:26 | Editado 04/03/2020 17:10

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) entregou na noite do dia 17/12 os diplomas dos políticos gaúchos eleitos para o mandato que se inicia em 2011. Foram diplomados o futuro governador gaúcho, Tarso Genro (PT), e seu vice, Beto Grill (PSB). Além disso, receberam certificados os senadores Ana Amélia Lemos (PP) e Paulo Paim (PT) e seus suplentes, além dos deputados estaduais e federais eleitos ou reeleitos para a próxima legislatura.
O evento não teve discursos de nenhum dos políticos diplomados. O único a se pronunciar oficialmente foi o presidente do TRE, Luiz Felipe Silveira Difini. O governador eleito foi o primeiro a receber o diploma e foi aplaudido de pé ao dirigir-se até o palco do Salão de Atos.
Estreante na Câmara Federal, o deputado federal eleito Assis Melo (PCdoB) não conseguiu conter a emoção quando recebeu o diploma. Durante a entrega, Assis foi ovacionado por dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, correligionários, assessores e familiares. Após a solenidade, destacou: "Essa é mais uma etapa que vencemos e só confirma o tamanho da responsabilidade que assumimos. Saberei honrar a confiança do povo gaúcho representada neste diploma."
Militantes do PCdoB saudaram com muitos aplausos e balões roxos, a deputada reeleita Manuela d`Ávila, mais uma vez a mais votada do país. Em sua terceira diplomação – Manuela já foi vereadora de Porto Alegre – ela declarou que a certificação do TRE “coroou o esforço da nossa militância que conseguiu derrotar o neoliberalismo no Rio Grande, ampliou o nosso espaço na Câmara dos Deputados e também manteve nosso mandato na ALRS."
Único representante comunista na Assembleia Legislativa, Raul Carrion recebeu seu segundo diploma de deputado estadual. Carrion ressalta que permanecerá priorizando o tema reforma urbana, apesar de as Assembleias não se dedicarem a essa temática, pois consideram que ela deve ser tratada pelas câmaras municipais. No entanto, para ele, o assunto demanda também do Parlamento um esforço expressivo. “Tanto que um dos meus projetos é que a Comissão de Assuntos Municipais se transforme em Comissão de Assuntos Municipais e Habitação, porque não tem nenhuma comissão aqui que trate desse tema”, diz.
Na próxima legislatura, o deputado também pretende continuar se dedicando ao combate à discriminação das minorias. É de sua autoria o projeto de lei do Estatuto Estadual da Igualdade Racial, cuja versão federal, do senador Paulo Paim (PT), foi aprovada neste ano. É responsável ainda por uma proposição que institui cotas para afrobrasileiros nos concursos do Estado.
Da Redação local, com colaboração das assessorias.