Juventudes Democráticas de 50 países se reunirão em Porto Alegre
A cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil, será, entre os dias 17 e 20 de março, sede do evento internacional o "Conselho Geral das Juventudes”. Jovens de várias partes do mundo se encontrarão na capital gaúcha para participar do evento da Federação Mundial de Juventudes Democráticas (FMJD).
Publicado 12/03/2011 20:49
De acordo com Renan Alencar, da organização do encontro, o Conselho deverá reunir cerca de 100 jovens de 60 organizações de juventude da FMJD. A ideia é aproveitar o espaço para trocar experiências e apresentar as principais preocupações das diversas juventudes do mundo.
Durante os quatro dias, jovens de 50 países terão a oportunidade de discutir sobre políticas públicas para a juventude e debater sobre a participação dos jovens nas mobilizações. Educação, emprego, esporte, cultura, saúde, transformações sociais, soberania nacional e luta pela paz também serão outras temáticas abordadas no encontro
Além disso, será o momento em que a Federação irá elaborar o calendário de atividades e pautas para o ano de 2011 e início de 2012 e realizar uma reunião do Foro da Juventude de São Paulo, entidade que reúne partidos democráticos da região latino-americana. Segundo Alencar, os participantes ainda aproveitarão a encontro para discutir o local e a data da Assembleia Geral da Federação, que deverá acontecer no segundo semestre deste ano e reunir entidades de 100 países.
O integrante da equipe de organização explica que o objetivo principal do evento é promover a interação das juventudes. "O primeiro dia será para apresentar a realidade do Brasil e da América Latina; os outros dias serão para intercâmbio entre as juventudes”, comenta.
De acordo com ele, na ocasião, os participantes discutirão sobre temas atuais que afetam as juventudes, como a crise, as revoltas no norte da África e as ameaças de guerras e de intervenções militares estrangeiras. "Discutiremos as revoltas na África e o papel que se têm jogado à juventude”, exemplifica, destacando também as consequências da crise para os jovens. "Em uma situação de crise, os jovens são os primeiros a ser afetados e os últimos a tirar proveito [em um momento] de crescimento”, observa.
O encontro se encerrará no dia 20 de março, com a divulgação de documento sobre o "espírito do evento” e moções de solidariedade às nações que passam por momentos específicos, como os universitários de Porto Rico e da Inglaterra que protestam contra o aumento na taxa de matrícula das Universidades, e a população do Japão afetada por um terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o país na madrugada de hoje (9).
Informações sobre a Federação Mundial de Juventudes Democráticas podem ser obtidas, em inglês, no site: http://www.wfdy.org/
Fonte: Adital, com informações de Sul21