ANTT: Ecosul vai ressarcir cobrança dupla de pedágio na BR 116
O Vermelho publica abaixo a comunicação que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enviou a este portal esclarecendo os fatos relatados na matéria intitulada: RS: Motoristas pagam pedágio duplo em pista que chuva derrubou (reproduzida do blog Cloaca News). Segundo a ANTT, todas as cobranças de pedágio indevidas serão ressarcidas ou canceladas pela concessionária Ecosul.
Publicado 19/03/2011 11:17
Em relação à reportagem RS: Motoristas pagam pedágio duplo em pista que chuva derrubou (15/03), veiculada no Portal Vermelho, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que foi informada pela concessionária Ecosul de que a empresa responsável pelo sistema de cobrança automática (Via Fácil) nas praças de pedágio do Retiro e Cristal, na BR-116, já foi contactada para realizar um levantamento de todas as passagens cobradas entre às 0h e 8h do dia 10/03/2011. Na ocasião, alguns usuários foram obrigados a retornar em função da indisponibilidade de tráfego até o seu destino e diante disso pagaram novamente o pedágio. A concessionária informou que todas as cobranças indevidas serão ressarcidas ou canceladas.
A Ecosul esclareceu ainda que, em decorrência das fortes chuvas que elevaram o nível das águas na rodovia, sobretudo entre os quilômetros 469 e 471, as viaturas de inspeção de tráfego alertaram imediatamente a situação ao Centro de Controle Operacional da concessionária, à Polícia Rodoviária Federal e às cinco praças de pedágio do Pólo de Pelotas, as quais passaram a informar os usuários das condições restritas de trânsito.
No caso particular das praças do Retiro e Cristal, foram alocados funcionários nas entradas de cada posto para interpelação e comunicação aos usuários do fato, de forma a evitar a passagem dos mesmos pelas cabines arrecadadoras caso o percurso até seu destino estivesse interrompido.
Segundo a concessionária, mesmo tendo alertado os usuários sobre a situação, não há como assegurar que a notícia foi repassada à integralidade dos motoristas. Existem alguns casos de passageiros que optaram por seguir o trajeto.