Sem categoria

Orlando: Obras da Copa poderão ser fiscalizadas pelo Congresso

Em audiência pública no Senado, o ministro do Esporte, Orlando Silva, sugeriu que seja criada uma Comissão para acompanhar as obras da Copa 2014. “Existe um decreto do presidente, à época do presidente Lula, determinando que todos os gastos públicos fossem publicados na internet. Nós acreditamos que todas as ideias, todos os mecanismos que possam aumentar a transparência dos gastos da Copa devem ser incorporados porque esse é um processo que exige a máxima transparência.”, disse o ministro.

Orlando Silva esteve na manhã de ontem (22) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, e disse aos Senadores que a Pasta tem buscado investir mais, gastando menos para ampliar os programas sociais. Exemplificou essa política com o Programa Segundo Tempo que, por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e o do Esporte, beneficia um número maior de crianças e adolescentes. “Hoje, uma criança do programa Segundo Tempo custa cerca de R$ 300 anuais. Com a associação do Ministério da Educação cairá para pouco mais de cem reais”, afirmou o ministro.

Silva também apresentou algumas prioridades da pasta para os próximos quatro anos de governo. Entre elas, o Ministro defendeu a melhoria do transporte público nas 12 cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Para o senador Wellington Dias (PT/PI), o mundial de futebol vai ser uma grande oportunidade para divulgar o potencial turístico do país. “A idéia é que os investimentos tenham, pelo menos, três objetivos principais. Primeiro, preparar para que estejamos prontos, tanto para a Copa do Mundo, tanto para a Olimpíada. E ao mesmo tempo, que esses equipamentos, que esses investimentos, se transformem em qualidade de vida para as regiões onde eles ocorrerão. O outro, é quando o Brasil fez a opção de 12 regiões sendo contempladas na Copa do Mundo, para dar um exemplo, o objetivo ali foi fazer com que pudéssemos aproveitar o momento da Copa para divulgar o Brasil, com todas as regiões. Um exemplo, em cada um dos 12 pontos, onde vão ocorrer os 64 jogos, nós temos a necessidade de investimentos e uma oportunidade muito grande de ampla divulgação para o turismo”.

O Ministro Orlando Silva ainda aproveitou a audiência pública para pedir apoio aos senadores para o projeto de lei do executivo que simplifica a licitação para as obras de infra-estrutura relacionadas com a Copa do Mundo de 2014.

Com informações do site do PT e do Ministério do Esporte