Salvador terá caminhada da água nesta sexta-feira
Alertar a população sobre a necessidade do uso consciente da água e a preservação do rio Ipitanga. Estes são os principais objetivos da VI Caminhada da Água em Defesa da Vida, que acontece nesta sexta-feira (25/3), em Cajazeiras, um dos bairros mais populosos de Salvador. A concentração está marcada para as 7h30, na Rótula de Cajazeiras XI e vai até a Rótula da Feirinha.
Publicado 23/03/2011 18:02 | Editado 04/03/2020 16:19
A Caminhada é convocada pela organização Ambiental e Cultural Cajaverde, que tem como principal bandeira de luta a criação do Parque Ecológico de Cajazeiras, pensado exatamente para proteger o rio Ipitanga, que é responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador. O rio que nasce no município de Simões Filho vem sofrendo grandes ameaças nos últimos anos com a ocupação desordenada de suas margens e o desmatamento do remanescente de Mata Atlântica que protege o seu curso.
Todos os anos, a Cajaverde aproveita as comemorações do Dia Mundial da Água, 22 de março, para conscientizar os moradores de Cajazeiras sobre a necessidade de preservação da natureza e do consumo responsável de água doce. Durante a caminhada, muitas lideranças comunitárias explicam a necessidade de se preservar os rios Joanes e Ipitanga, fontes de vida para toda a cidade.
De Salvador,
Eliane Costa