No Rio, reafirmação do socialismo marca aniversário do PCdoB
No dia dos 89 anos do PCdoB (25 de março), o comitê estadual do Rio de Janeiro realizou um grande ato de comemoração na Assembleia Legislativa Estadual (Alerj), com o plenário lotado por militantes e amigos do partido, vindos de todo o estado, em clima de grande entusiasmo. O aniversário contou com a presença do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.
Publicado 28/03/2011 17:15

A comemoração, em Sessão Solene da Alerj presidida pela deputada comunista Enfermeira Rejane, teve como ponto alto a intervenção do presidente nacional do partido, Renato Rabelo, que destacou a história e a trajetória do Partido, “uma história em defesa do Brasil, que atravessou uma série de fases, com atuação na luta popular e com protagonismo pela soberania, democracia e progresso social. Nosso Partido tem uma missão histórica, que é a construção do socialismo em nosso país, esse é o grande objetivo do PCdoB”.
Renato Rabelo também falou da construção do PCdoB. Segundo ele, o partido se encontra em expansão, unindo “trabalhadores, juventude e mulheres, essa é uma marca que nós temos um grande orgulho, ter um partido atual, que demonstra uma grande capacidade de renovação”.
O atual momento político e as eleições também estiveram presentes no discurso do presidente Renato Rabelo. “O PCdoB é um partido que atua em todos os momentos políticos, em todos os grandes embates. Também é um momento importante o investimento maior em candidaturas majoritárias. Nosso partido começou a fazer experiências para o Senado Federal e nas últimas eleições, em 2010, foi o quarto partido mais votado para o Senado. Nas próximas eleições, em 2012, nosso partido pretende ter candidatos majoritários em uma amplitude maior, principalmente nas capitais e em municípios maiores do que em 2008”, destacou Renato, lembrando também que hoje o PCdoB está organizado em todos os estados do Brasil.
![]() |
Renato Rabelo: "a construção do socialismo é nosso grande objetivo" |
Projeto nacional de desenvolvimento
Renato também abordou o projeto nacional de desenvolvimento defendido pelos comunistas, “voltado para as questões fundamentais, como soberania, democratização, justiça social e a integração com nossos vizinhos do continente. Nós acreditamos que na história política brasileira vivemos um momento inédito. É a partir da abertura desse novo ciclo político, que permite a um partido como o nosso a acumulação para que esse projeto avance, com o objetivo maior, que é o socialismo”.
Por fim, o presidente do PCdoB relembrou figuras destacadas para a construção do partido, como Astrogildo Pereira, Luis Carlos Prestes, saudando em especial o camarada João Amazonas. “Na história política do PCdoB tiveram papéis importantes destacadas lideranças, um Partido muito grande de mártires e heróis, que deram a vida pelo ideal socialista, por isso saudamos suas memórias, sempre um fator fundamental e de estímulo para nós”.
A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB), destacou que o PCdoB é um partido coerente e ético, de 89 anos, com firmeza na luta, nas suas convicções e propostas, que trabalha na construção de um país socialista.
![]() |
![]() |
Parlamentares e dirigentes do PCdoB fizeram suas homenagens à história de lutas do partido. |
Liberdade e democracia
A deputada federal Jandira Feghali, também filiada à agremiação, lembrou que o PCdoB é um partido que sempre lutou pela liberdade e democracia, que conseguiu eleger para Presidente da República o primeiro operário e depois a primeira mulher. Da mesma forma, o vice-presidente do PCdoB-RJ, Edmilson Valentim, destacou a luta dos comunistas pela igualdade social e que, apesar dos 89 anos, sendo o PCdoB o partido mais antigo na política brasileira, é o que mais se renova.
Segundo a presidente do comitê estadual do PCdoB, Ana Rocha, esse é um momento de comemoração e, ao mesmo tempo, de elevar o nível de compreensão da nossa luta e trajetória. Ana destacou o papel da militância, relembrando o nome da “aguerrida camarada” Elza Monnerat. “Valeu os 89 anos do PCdoB e vale a pena a luta rumo ao socialismo”, finalizou Ana Rocha.
Também fez uso da palavra o vereador do Rio, Roberto Monteiro (PCdoB), que destacou a força e capacidade política do partido, e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Waldemar Souza. O ato contou ainda com a presença do presidente estadual do PT, Jorge Florêncio, e do Cônsul da China no Rio de Janeiro.
Colaborou Marcos Pereira, do Rio de Janeiro