PCdoB-RS: “Avançar na construção do projeto eleitoral de 2012”
Após reunião realizada nos dias 9 e 10/4, o Comitê Estadual do PCdoB-RS aprovou a resolução sobre o cenário eleitoral de 2012. Segundo o documento intitulado Fortalecer o Partido e construir grandes vitórias nas eleições de 2012 , “o Partido deve se orientar e concentrar suas energias na realização das seis tarefas definidas pelo Comitê Central”.
Publicado 11/04/2011 12:07 | Editado 04/03/2020 17:10
O PCdoB entende que a situação política do país é favorável ao avanço das forças políticas democráticas, populares e progressistas. Com ousadia o governo Dilma pode aproveitar este momento para avançar na realização dos compromissos assumidos com o povo, acelerando os passos para que o país ingresse numa nova etapa do projeto nacional de desenvolvimento.
No Rio Grande do Sul, o governo Tarso Genro tem procurado criar as condições para a retomada do desenvolvimento, em sintonia com o projeto nacional. Através do dialogo, procura unir forças para a execução deste projeto, articulando novos investimentos e o fortalecimento do estado e ao mesmo tempo adotando medidas no sentido de valorizar o trabalho como nos casos da definição do piso salarial e do reajuste do magistério. Os comunistas consideram muito positivo este início do governo de Tarso.
Por isso a oposição, tanto no estado, como no Brasil, encontra-se enfraquecida e desarticulada, sem discurso e sem projeto. Diante desta realidade é possível avançar abrindo caminho para as mudanças profundas que o estado e o país necessitam. O PCdoB atuará, junto ao governo, nos movimentos sociais, no debate de propostas, procurando impulsionar o rumo mudancista. É possível que as propostas e as forças progressistas acumulem mais força. Neste sentido o Comitê Estadual conclama o Partido a se orientar e concentrar suas energias na realização das seis tarefas definidas pelo Comitê Central, especialmente na construção do Projeto eleitoral de 2012.
O projeto deve levar em conta o momento positivo que vive o país e a realidade de nosso estado governado por uma frente política que tem como núcleo os partidos de esquerda, onde o PCdoB aparece como uma força em ascensão.
I – Diante desta realidade a Direção Estadual aprova as linhas gerais do Projeto Eleitoral do Partido para 2012 que consiste:
1 – Trabalhar pela consolidação da aliança de esquerda que levou Tarso ao governo do estado, buscando sua ampliação. Na constituição das alianças majoritárias, o PCdoB terá como referência a unidade entre o PT, o PSB e o PCdoB com o objetivo de levar adiante o novo ciclo iniciado no RS com a eleição do governo Tarso Genro e contribuir para a constituição de um núcleo de esquerda que tenha condições de aprofundar as mudanças no Brasil.
2 – A centralidade do projeto é a disputa em Porto Alegre onde procuraremos criar as condições para a conquista da prefeitura e a eleição de expressiva bancada na Câmara de Vereadores;
Para tanto o primeiro grande desafio é construir a aliança com o PT e o PSB buscando sua ampliação. Além disso, trabalhar para montar chapa expressiva para a Câmara de Vereadores com o objetivo de eleger uma numerosa bancada. Acompanhar a realidade da administração e da cidade elaborando nossas propostas para que Porto Alegre tenha uma administração avançada. Estruturar o Partido, fortalecendo sua direção, organizando e formando a nossa militância.
3 – Ampliar de forma expressiva o número de vereadores no estado, especialmente nos municípios da Região Metropolitana, na Serra e nos municípios com mais de 100 mil habitantes;
4 – Ampliar a presença nas disputas majoritárias, onde for possível com candidaturas a prefeito (a). Trabalhar para garantir a presença do partido nas chapas majoritárias, de modo especial nas grandes cidades,
5 – Atuar no sentido de filiar ao Partido lideranças eleitorais, comprometidas com a luta do nosso povo que possam permitir a conquista destes objetivos.
6 – Até o próximo dia 15 de maio, os Comitês Municipais deverão aprovar o plano eleitoral para os municípios.
II – Envolver todo o partido no processo de fortalecimento de suas fileiras, preparando as Conferências Municipais que ocorrerão nos meses de julho e agosto.
Realizar Campanha Institucional de Filiações reforçando nossa imagem como partido do novo, que tem história e defende o socialismo. Partido que tem compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, sintonizado com o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. A campanha terá duas fases: a primeira até setembro e a segunda a partir de outubro tendo como foco os 90 anos do Partido.
Reforçar as direções municipais e organizar nossa militância – garantindo a carteira militante e a sua participação nos debates e ações do partido.
III – Intensificar nossa atuação nas frentes de massa, especialmente junto aos trabalhadores e a juventude com o sentido de mobilizar nosso povo na busca da realização de seus anseios e impulsionar os governos para aprofundar o rumo das mudanças que nosso estado e nosso país necessitam. Atuar intensamente na preparação de atos massivos e de luta no 1º de maio e mobilizar a juventude no processo dos Congressos da UNE e da UEE, buscando a filiação das lideranças estudantis ao Partido.
IV – Aprofundar a atuação no campo da luta de idéias, ampliando a formação dos filiados e reafirmando nosso projeto socialista no embate com as demais correntes de opinião. A promoção de debates com amplos setores e especialistas visando elaborar programas municipais de desenvolvimento e valorização do trabalho, em consonância com o projeto nacional, é parte desta luta.
Porto Alegre, 10 de abril de 2011
O Comitê Estadual do PCdoB