A cidade na ótica do Marxismo é tema de debate em Salvador

Refletir os fenômenos urbanos, o sentido da sua formação e desenvolvimento. Estes são os principais objetivos do debate “A cidade na ótica do Marxismo”, que será promovido pela Fundação Maurício Grabois na quarta-feira da próxima semana (27/4), em Salvador. O evento acontece às 9h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na rua Caetano Moura, na Federação.

A palestrante será a professora Glória Cecília Figueiredo, que é presidente da Sociedade Brasileira de Urbanismo. As discussões serão fomentadas pelo arquiteto e ex-deputado estadual pelo PCdoB Javier Alfaya. Parte de um ciclo de debates sobre cidades, o evento tem por objetivo refletir o sentido da exclusão no espaço urbano, formação histórica, problemas atuais e perspectivas de soluções para os problemas sociais.

O primeiro encontro do ciclo aconteceu no final do março, com palestra dos historiadores Luiz Henrique Dias Tavares e Ubiratan Castro de Araújo, que falaram sobre os mitos e contradições da formação histórica da cidade de Salvador. O debate marcou também as comemorações do aniversário de 462 anos da cidade, celebrados em 29 de março. Segundo o dirigente da Fundação Maurício Grabois na Bahia, Ricardo Moreno, muitos outros debates serão realizados ao longo do ano e seus resultados publicados na revista eletrônica Dialética (www.revistadialetica.com.br).

De Salvador,
Eliane Costa