Sem categoria

Grécia critica rebaixamento de qualificação de sua dívida

Depois de ter conhecimento de que a agência de qualificação financeira Standard and Poor's baixou nesta segunda-feira em dois pontos a nota da dívida grega, o Ministério das Finanças da Grécia criticou a decisão, "por carecer de bases reais".

Ante a probabilidade crescente de que Atenas tenha que reestruturar sua dívida, a qualificadora financeira rebaixou novamente as notas do débito a longo e curto prazos até B e C, respectivamente, desde BB- e B, passando à categoria de bônus lixo, isto é, pouco fiáveis.

Segundo um comunicado difundido nesta segunda-feira pelo governo grego, a Standard and Poor's dispôs a medida sem existir informação ou decisão nova que agrave a situação do país desde a avaliação anterior, ocorrida há um mês.

As disposições das agências de qualificação, sublinhou, devem fundar-se em elementos, decisões e em uma avaliação real dos dados da cada economia, caso contrário fica em entredito sua validade.

Nos círculos financeiros há o rumor de uma possível saída da Grécia da eurozona, o qual tem sido desmentido pelo grupo de países que empregam o euro como moeda comum.

Especialistas da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional encontram-se na nação helênica para verificar o cumprimento do pacote de medidas econômicas, ao qual Atenas se comprometeu como requisito para receber faz em um ano uma ajuda de 110 bilhões de euros.

Eles avaliam também se o plano de resgate atual é suficiente para viabilizar as finanças gregas ou requerem uma assistência adicional.

Fonte: Prensa Latina