Mostra Petrúcio Maia divulga programação e atrações convidadas

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e a Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) divulgam a programação da quarta edição da Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. O evento acontece nos dias 20 e 21 de maio, no Shopping Solidário Bom Mix (Canindezinho), e de 26 a 28 de maio, na barraca Biruta (Praia do Futuro).

Pela segunda vez consecutiva, a Mostra se insere como parte da programação da Feira da Música de Fortaleza, difundindo repertórios inéditos ou não de artistas locais. Um júri especializado escolherá 10, dentre os 30 nomes selecionados para a Mostra Petrúcio Maia, para também compor a programação principal da 10ª edição da Feira da Música – que acontecerá de 17 a 20 de agosto de 2011.

A Mostra de Música Petrúcio Maia é uma das ações da Coordenadoria de Música da Secultfor, que visa promover e valorizar a produção musical da cidade, além de disponibilizar espaços para a circulação e difusão cultural.

Mais sobre a Mostra

Em sua quarta edição, a Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia traz inovações no formato do evento. Em 2011, além dos shows, a Mostra amplia a programação com palestras e uma micro-feira de produtos e serviços voltados à cadeia produtiva da música. A mudança segue uma tendência (comum no circuito independente) de formatação de eventos culturais mais abrangentes, que vão além das apresentações artísticas, gerando oportunidades de imersão no universo musical.

No Shopping Solidário Bom Mix, o jornalista e crítico musical Alex Antunes (SP) conduzirá um bate papo aberto ao público,a partir das 17h, sobre as possibilidades de carreira para bandas independentes – depois que os meios digitais passaram a determinar novos caminhos e redes de trabalho coletivo, a exemplo do Circuito Fora do Eixo, se estabeleceram entre as cenas musicais urbanas pelo País.

Na sequência, três bandas convidadas para o encerramento da Mostra na Barraca Biruta conversarão a partir das 18h em debate também aberto ao público sobre modelos diferenciados da carreira de cada uma, referenciais no circuito independente: Macaco Bong (26/5) de Cuiabá, Cabruêra (27/5) de João Pessoa e Emicida (28/5) de São Paulo.

Programação dos shows

Shopping Solidário Bom Mix – 17h

Sexta-feira – 20 de Maio

InNoSense / Metalcore
December Wants Vengeance / Death Metal
Inflame / Rock Alternativo
Astronauta Marinho / Rock Alternativo Experimental
Clamus / Death Trash Metal
Full Time Rockers / Hard Rock

Sábado – 21 de Maio

Banca Oeste/ Rap
Incomum / Rap
Tubo na Batera / Surf Music
Gris / Rock Alternativo
Darkside / Heavy Metal
Selvagens à Procura da Lei / Rock Alternativo

Barraca Biruta – 18h

Quinta-feira – 26 de Maio

Descendentes da Índia Piaba Carimbó/ Punk
Brenna Araújo Freire / Chorinho
Madson Andrade / Forró Pé de Serra
Plastic Noir/ Rock
Da Smokers Reggae / Hip Hop Fusion
Banda Baque Lírico / Música Brasileira
Macaco Bong

Sexta-feira – 27 de Maio

Blues Label/ Blues
Carlinhos Nação/ Reggae
Oscar/ Rock Alternativo
SKA Brothers/ SKA
Jânio Florêncio da Silva/ Samba
Grite Grite Outra Vez/ Eletropunk
Cabruêra

Sábado – 28 de Maio

Eletrocactus/ Regional
Samba de Rosas/ Ritmos de Matriz Africana
Vitoriano/ Pop Experimental
Marcus Caffe/ Acoustic Brasilian Music
Miraira Musical / Popular Tradicional
Carlinhos Patriolino / Instrumental
Emicida

Serviço

IV Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia – Shows, palestras e micro-feira de produtos e serviços. Dias 20 e 21 de maio, a partir das 17h no Shopping Solidário Bom Mix (Av. Osório de Paiva, 562 – Canindezinho), e de 26 a 28 de maio, a partir das 18h na Barraca Biruta (Av. Zezé Diogo, 4111 – Praia do Futuro). Acesso gratuito.

Mais informações:

Site da Feira da Música: www.feiradamusica.com.br

Site da Secultfor: www.fortaleza.ce.gov.br/cultura

Fonte: Secultfor