UBM Capixaba realiza seu 8º Congresso

Com Show da cantora Andréia Ramos, Jorge Tarzan e banda com canções populares brasileiras em homenagem as mulheres presentes, realizou-se o 8º Congresso da UBM no Estado do Espírito Santo.

Foi neste último sábado (28/05) no Auditório do Sindicato dos Estivadores em Vitória com a participação de diversas autoridades, dirigentes partidários, lideranças dos movimentos sociais e mulheres delegadas eleitas nos congressos municipais e plenárias locais. Participaram da mesa de abertura Elza Campos – coordenadora Nacional da UBM, Euzabeth Vasconcelos – coordenadora geral do CEDIMES – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres, Luciana Bernardes – coordenadora da UBM no ES, Goreti Celestino representando a mulher negra e a senadora Ana Rita Esgário, Margareth Belmiro – Secretaria Estadual da Mulher da CUT e Márcia Machado representando a CTB – Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Andreia Ramos e Jorge Tarzan
Andreia Ramos e Jorge Tarzan

Estiveram no evento mais de 60 participantes, entre essas, a Senadora Ana Rita Esgário, Gildo Ribeiro – Secretário de Formação do PCdoB de Vitória, Namy Chequer – vereador do PCdoB de Vitória, Vera Lúcia – vereadora do PDT de Guaçui, Luiza Dias Barbosa (Secretária Estadual dos Movimentos Sociais e das Mulheres do PCdoB-ES), Cláudia Bahiense representando a Deputada Sueli Vidigal, Neide Motta (Partido Progressista), Enildo Bernardes (CEBRAPAZ), Adriana Silva (UNEGRO e Fórum de Mulheres Negras do ES), Deusa Faria (Sindipúblico), outras lideranças representativas.

Elza abordou o tema, UBM entidade emancipacionista e a participação política da mulher no projeto nacional de desenvolvimento, As reformas democráticas e análise de conjuntura por Gildo Ribeiro Secretário de Formação do PCdoB de Vitória e a Reforma Política com a participação das mulheres pela Senadora Ana Rita Esgário.


Elza Campos durante sua intervenção

Gildo Ribeiro após apresentar o vídeo publicado pela TV Vermelho Séries Reformas Democráticas afirmou que a superação da opressão de classe só é possível em uma sociedade socialista, para tanto, é necessário superar a sociedade capitalista. Que neste processo as mulheres têm contribuições importantes por serem mais da metade da população. Ressalta que a luta se dá pela via política e é necessário formação que discuta as questões centrais. Destaca o papel nefasto da mídia burguesa e citou o importante papel de Aldo Rebelo do PCdoB de São Paulo na relatoria do Projeto de Lei do Código Florestal e do papel político de Aldo na defesa do governo Lula quando desempenhou papel relevante na Presidência da Câmara Federal.


Gildo Ribeiro fala sobre as Reformas Democráticas

Elza após saudação à plenária destacou as obras em exposição no Evento, o cartaz do 8º Congresso, uma doação da artista Ediria Carneiro e as pinturas de Elza Monnerat e Helenira Rezende retratadas nas telas da artista plástica Lena Brotas cedidas pelo PCdoB de Vitória. Relatou que eram socialistas, mulheres revolucionárias que lutaram pela democracia e liberdade do país combatendo a ditadura militar na Guerrilha do Araguaia. Em seguida contextualiza a UBM como entidade de pensamento avançado na luta de idéias, que foi fundada em 1988. Destacou que a UBM sempre esteve nas principais lutas do povo brasileiro na defesa da democracia e por políticas públicas. Ressaltou que o 8º Congresso da Entidade se realiza em um momento particular da vida das mulheres e do povo, a eleição da primeira presidenta do Brasil. Ressalta que houve avanços consideráveis em nossa sociedade, mas em pleno século XXI as mulheres ainda tem pouquíssima representação política, embora contribua com a riqueza que é socialmente produzida na sociedade. Destacou que o tema do 8º Congresso: A participação política da mulher e o novo projeto nacional de desenvolvimento, entrecorta-se com todo o temário, trabalho e trabalho e autonomia econômica, luta contra a violência a questão da saúde, direitos sexuais e reprodutivos, a mídia e cultura, enfatizando que há uma inovação na inclusão do debate sobre a reforma urbana e o meio ambiente.


Márcia Machado representou a CTB Nacional

A senadora Ana Rita Esgário debateu sobre a Reforma Política ressaltando sua luta pela representação feminina na Comissão do Senado que debate o Tema da Reforma com proposta de constituir Comissão Mista Parlamentar com a inclusão dos movimentos sociais, além de deputados e senadores. Ressalta que a Reforma Política está em aberto e em disputa, nenhum seguimento tem o total controle, que é necessário a sociedade envolver no debate. Destaca a sub-representação de setores populares desprovidos de poder econômico destaca as comunidades indígenas, as mulheres com representação de 10% das cadeiras na Câmara Federal e 15% no Senado, que é necessário superar essa condição da subrepresentação partidária.
Destacou três pontos fundamentais da Reforma: lista pré-ordenada, fidelidade partidária e financiamento público da campanha.


Congressistas do 8º Congresso Estadual da UBM

Após os debates e o Relatório das principais atividades desenvolvidas pela coordenação Estadual da UBM cessante foi eleita a nova coordenação da UBM ampliando-a com mulheres lideranças de movimentos populares pela coordenação da Vanda Gasparini que também representa a UBM no CEDIMES – Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher e a eleição de 15 delegadas ao Congresso Nacional da UBM que será realizado em São Paulo entre os dias 10,11,12 de Junho de 2011.

A notícia também é destaque no site da União Brasileira de Mulheres. (Clique aqui)

Por Elza Maria Campos
E Luciana Bernardes.