PCdoB busca amplo apoio para disputar a Prefeitura de Fortaleza

Somar amplo apoio popular e político. Estes são os objetivos do PCdoB-CE que reuniu, no último sábado (02), o seu Grupo de Trabalho Eleitoral 2012 (GTE), constituído para auxiliar a direção estadual na construção do projeto eleitoral comunista no Estado. A disputa em Fortaleza está no centro do projeto dos comunistas cearenses.

Em entrevista concedida ao Vermelho-CE, o presidente estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), falou sobre as ações desenvolvidas pelo grupo de trabalho, o projeto do Partido de apresentar candidatura própria para disputar a Prefeitura de Fortaleza e em várias outras cidades cearenses e sobre o fortalecimento da legenda.

Apresentar um projeto ousado que permita que Fortaleza dê passos mais largos e aglutinar forças populares em defesa desta ideia. Esta tem sido a meta atual do PCdoB cearense visando as próximas eleições municipais. Segundo Carlos Augusto Diógenes, o Partido tem vivido “a melhor fase dos seus quase 90 anos de história”. “O PCdoB ajudou a consolidar este novo ciclo político iniciado pelo ex-presidente Lula e que Dilma dá prosseguimento. Temos clareza da importância deste momento histórico, acumulamos conhecimento e força, possuímos visão estratégica, e colaboramos na abertura destes espaços de visão voltada ao social”.

No cenário estadual, avalia Patinhas, o Partido também tem se destacado. “Em 2006, elegemos Inácio Arruda, o primeiro senador comunista pós Luis Carlos Prestes, e ajudamos a eleger Cid Gomes Governador. Dirigimos a estratégica Secretaria Estadual de Saúde, onde demonstramos grande capacidade de gestão, com excelentes resultados para a população. Em 2010, colaboramos com a reeleição de Cid e para a vitória de candidatos da base aliada. E continuamos na Secretaria de Saúde, contribuindo para que o Governo complete seu trabalho de avanços no estado”, enumera.

Além do cenário político, Carlos Augusto cita ainda o crescimento do PCdoB no Ceará, com a filiação de novas lideranças de diversas regiões do Estado, e ainda a solidificação do Partido junto aos movimentos sociais. “Todo esse cenário nos credencia a apresentar projetos de avanço para os municípios cearenses. As eleições municipais permitem que o Partido se enraíze mais ainda entre o povo”, considera.

Fortaleza

Diante disso, além de apresentar nomes que disputarão vagas nas Câmaras Legislativas e Prefeituras em vários municípios cearenses, o PCdoB-CE foca com maior intensidade em Fortaleza. “Historicamente temos ligação com a cidade, com o povo e seus anseios. Temos legitimidade para oferecer nossas ideias para as pessoas avaliarem. Hoje, o mundo político comenta nossa proposta de participar da disputa na capital em 2012. Com o apoio popular, podemos dizer que temos grandes chances de sairmos vitoriosos nas próximas eleições em Fortaleza”, avalia Patinhas

Em reunião no final de fevereiro deste ano, o Comitê Estadual do Partido aprovou a intenção de lançar candidatura à Prefeitura de Fortaleza. “Em fevereiro plantamos uma semente e, passados quatro meses, a ideia germina com muita força. Após inúmeras reuniões com diversos setores da sociedade, com o povo, sentimos que as pessoas esperam mais da administração municipal e percebe-se um certo sentimento de frustração nos diversos segmentos sociais em função das necessidades de Fortaleza e da expectativa gerada nas eleições anteriores”, avalia.

Sobre o nome que o Partido apresentará como candidato, Carlos Augusto mostra-se animado. “Nós nos damos ao luxo de ter dois nomes importantes. Inácio Arruda é respeitado, tem forte ligação com a cidade, surgiu como liderança popular e tem trajetória política de vitórias. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e atualmente é senador. Já Chico Lopes tem grande identificação com o povo, vem de origem simples, é batalhador e querido por todos. Foi vereador, deputado estadual e atualmente exerce segundo mandato como deputado federal”, enumera.

Planejar

Para aglutinar forças em torno desta proposta, o PCdoB já se articula junto aos movimentos sociais e demais aliados. Nos próximos meses, o Partido pretende debater com diversos segmentos (trabalhadores, empresários, estudantes, universidades, etc.) ideias centrais para o que seria um novo projeto para a capital. O Comitê Municipal de Fortaleza tem realizado o Ciclo de Debates "Fortaleza, a Cidade que Queremos", onde vários temas estão sendo abordados com a contribuição de especialistas.

Ao mesmo tempo, o PCdoB realiza, em todo o Estado, seu processo ordinário de conferência que renovará as direções e organismos partidários, além de debater seu projeto político. “Vivemos o processo da 20ª Conferência Estadual do PCdoB, que pretende mobilizar o Partido em 120 cidades. Só em Fortaleza, nossa expectativa é reunir mais de 3 mil pessoas em mais de 100 núcleos de bases para que, juntos, possamos discutir avanços para a cidade. Durante as conferências, o ponto central é sempre o novo projeto de desenvolvimento para Fortaleza, como fazer a cidade acelerar o passo”, informa o comunista.

De acordo com o dirigente, o contato com a comunidade tem servido de “laboratório”, onde se tiram experiências, opiniões e anseios. “É junto à comunidade que encontramos o desejo das pessoas. Vivemos forte momento de interação que deverá ser intensificado até o final de setembro, período em que se encerram as conferências. Queremos criar um amplo apoio em torno da candidatura proposta pelo Partido. Visamos construir nosso projeto junto com as bases, recebendo adesões e temos clareza que ainda temos muito a aglutinar”, avalia.

Patinhas reforça que o atual projeto eleitoral comunista é o “maior e mais importante da história do PCdoB no Ceará”. “Estamos conscientes deste desafio, coesos, unidos em defesa deste projeto, que envolve todo o Partido em defesa desta ideia. Sabemos da oportunidade que se avizinha e já estamos cuidando de cada passo com grande cuidado e carinho”.

Alianças

Além de aglutinar forças junto aos movimentos populares, Carlos Augusto ratifica a importância das alianças para a construção de um projeto que alavanque Fortaleza. “Também iniciamos conversas junto aos demais partidos. Procuramos fazer alianças políticas em torno do nome que apresentarmos. Apesar de considerar que as articulações em torno das alianças só comecem pra valer no próximo ano, já estamos fazendo sondagens. Respeitamos as manifestações das outras legendas de também apresentarem prováveis nomes para a disputa e nosso objetivo é sempre o de oferecer uma melhor opção para Fortaleza”, ratifica.

Demais cidades

Além de Fortaleza, foco principal do PCdoB cearense, o GTE também já articula projetos eleitorais para outras cidades. “Queremos manter as administrações nos municípios que já são conduzidos pelo PCdoB (Maranguape, Crateús, Potengi e Graça) e já temos perspectivas de ampliar ainda mais estes números”, projeta. Segundo Patinhas, o Partido deverá disputar prefeituras, dentre outras cidades, em Aquiraz, Caucaia, Russas, São Benedito, Santana do Acaraú, Baturité, Crato e Solonópole. O PCdoB estadual também tem se voltado para a disputa proporcional. “De acordo com nossa avaliação, deveremos eleger entre 80 e 100 vereadores e ganhar a disputa entre oito e 10 prefeituras”, contabiliza.

De Fortaleza,
Carolina Campos