Chico Lopes: “Segundo semestre será de luta por mais avanços”

O segundo semestre se inicia com a perspectiva de luta por avanços sociais e mais desenvolvimento. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que aponta a necessidade de apoiar o governo federal e defender uma agenda cada vez mais comprometida com os reais interesses do povo brasileiro.

“Será um semestre de muito trabalho e de muita atenção ao contexto político, em que o projeto progressista e popular do Governo Dilma vai enfrentar novas investidas por parte da oposição”, ressalta Lopes.

“Nossa expectativa é que a presidenta consiga se sair bem, como vem fazendo até agora, e possa cada vez mais levar o governo para a direção do avanço, com juros mais baixos, mais desenvolvimento, melhores salários e condições de trabalho, mais investimentos em saúde, educação e infra-estrutura”, enfatiza o deputado.

“Também precisamos estar atentos à economia internacional e garantir que o Brasil continue no rumo certo. É hora de avançar nas conquistas realizadas ao longo do Governo Lula e buscar novas vitórias. A bancada do PCdoB vai, ao mesmo tempo, defender isso e ajudar o governo, nessa direção”, afirma.

“Ao mesmo tempo, estaremos atentos às necessidades do Ceará, em investimentos e infra-estrutura, buscando cada vez mais um diálogo permanente com o Governo Federal, em prol dos cearenses”, acrescenta Chico Lopes, citando ainda a luta pela aprovação da Emenda 29, que estabelece os patamares de investimento em saúde pela União, pelos estados e municípios.

Outros temas importantes serão os debates do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e a luta para fazer valer a lei do piso salarial nacional do magistério.

Campanhas

Outras ações importantes citadas pelo deputado são as campanhas articuladas por seu mandato, no primeiro semestre, com ampla participação da sociedade civil. “Desenvolvemos a base das campanhas e o material publicitário. Agora é o momento de ampliar sua ação, congregando cada vez mais cidadãos e entidades representativas”, propõe.

A campanha “Ressarcimento Já”, pela devolução dos R$ 8 bilhões pagos a mais pelos consumidores de energia de todo o País, entre 2002 e 2009, já conta com peças como adesivos de carro e ímãs de geladeira divulgadas em Fortaleza e em municípios do Interior cearense. O material deverá ser reproduzido em maior escala, a partir de parcerias com órgãos de defesa do consumidor de outras cidades e estados.

A campanha pelo fim da cobrança de “roaming” pelas empresas de telefonia também vem angariando apoio de órgãos de defesa do consumidor. “Temos uma boa oportunidade de resultado concreto, pois já levamos o tema à direção da Anatel, que reconhece a necessidade de livrar o consumidor dessa cobrança. Precisamos de mobilização para garantir o fim do ‘roaming’, o quanto antes”, destaca Lopes.

Copa do Mundo e Fortaleza

Chico Lopes aponta ainda que deverão ser intensificados os debates sobre Fortaleza, tanto tendo em vista os preparativos da cidade para sediar a Copa do Mundo de 2014 quanto em relação à sucessão municipal em 2012.

“Precisamos buscar alternativas para a cidade, pensar o futuro de Fortaleza, levando em conta as necessidades da população e a proximidade desse grande evento, que deve deixar um legado social para a cidade, de transformações positivas para nossa gente”, indica Lopes. “Devemos priorizar obras e ações que não se esgotem com a Copa, e sim influenciem positivamente o futuro da cidade”.