Piauí participa de encontro nacional sobre Controle Interno
Membros da Controladoria Geral do Estado (CGE) participam, de 17 a 19 deste mês, do VII Encontro Nacional do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados, Distrito Federal e dos Municípios das Capitais (Conaci).
Publicado 04/08/2011 12:21 | Editado 04/03/2020 17:00
Antes, o Piauí participa de uma reunião em Recife (PE), no dia 9, para discutir com os demais estados que propostas o Nordeste vai apresentar durante o evento nacional. “Iremos levar propostas inovadoras sobre novos procedimentos de controle, como também a discussão de uma linha de financiamento junto ao BIRD para modernização do Controle Interno no Brasil como um todo”, explica o chefe da Controladoria Geral do Estado, Antonio Filho.
O encontro do Conaci será aberto às 9h, pela presidente do órgão, Rosa Barros Tenório, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU), e o secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino Ribeiro de Alencar.
O chefe da CGE Piauí, que participará do evento, comenta que o tema deste ano será “Transparência e Participação Social” e que o grande objetivo do encontro é a busca pela integração entre os órgãos responsáveis pelo controle interno. “Além disso, será prioritária a troca de experiências no que diz respeito à transparência e combate à corrupção, além do estímulo à participação social no controle dos gastos públicos”, afirma Antonio Filho.
Nos dois primeiros dias, abertos ao público, o encontro vai debater questões relativas às novas regras da contabilidade pública; a Lei de Qualidade Fiscal, a Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial); o papel do controle interno e do controle externo; a visão do Legislativo sobre fiscalização e controle; o marco legal e os novos instrumentos de controle e as estratégias de governança e anticorrupção. O ministro Jorge Hage fará a palestra de abertura.
Os painéis serão apresentados por diversos convidados, a exemplo dos diretores da CGU, Vânia Ribeiro e Valdir Agapito, o coordenador geral de Normas de Contabilidade Aplicada da Secretaria de Tesouro Nacional (STN), Paulo Henrique Feijó, o conselheiro do TCU do Rio Grande do Sul, Victor José Faccioni, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e os deputados federais Francisco Praciano (PT-AM) e Reguffe (PDT-DF), além do gerente de Programas do Banco Mundial, Bóris Enrique Ultria.
O encerramento será realizado pelo secretário de Transparência e Controle do Distrito Federal, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, e pela secretária de Transparência e Controle do Espírito Santo, Ângela Maria Soares Silvares.
O VII Encontro Nacional do Conaci terá ainda a apresentação de cinco cases, intercalados entre os painéis de debate. Os projetos e cases de sucesso, implementados nos diversos estados brasileiros e no Distrito Federal, têm como objeto a promoção da transparência pública, do controle social, da melhoria dos controles internos da administração e a prevenção e o combate à corrupção, e foram escolhidos por meio de concurso público divulgado entre seus membros.
O último dia do VII Encontro do Conaci será fechado e destinado à reunião dos membros do Conselho para deliberações internas. “Certamente, voltaremos com novas informações e atualizados sobre as formas de aumentar e melhorar o controle interno da gestão pública do nosso Estado e isso será bom para toda a sociedade”, assevera Antonio Filho.
Fonte: 180graus