Sesa lançará livro sobre saúde do homem em Congresso de Urologia

Um estudo descritivo que aborda de forma sumária os indicadores epidemiológicos referentes à saúde do homem nas Américas, no Brasil e no Ceará.

Assim é apresentado o “Promovendo a ´Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem: Situação de Saúde e Experiência Municipais na Atenção à Saúde do Homem”, que será lançado pela Secretaria da Saúde do Estado nesta sexta-feira, 12 de agosto, às 19 horas, no primeiro dia do I Congresso Cearense de Urologia, que acontece até o dia 13, no Hotel Vila Galé, Avenida Dioguinho, 4189, Praia do Futuro.

A publicação coordenada pelo médico Francisco Monteiro, o Chico Passeata, coordenador do projeto de implantação da Política de Atenção à Saúde do Homem na Sesa, o livro “inaugura a sistematização de informações, com recorte na população masculina, compondo a situação de saúde do homem para subsidiar a tomada de decisões na gestão estadual e nos municípios”, conforme assinala o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, na apresentação do estudo.

A Secretaria da Saúde do Estado aderiu à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) em 2009, logo após o lançamento pelo Ministério da Saúde. O programa propõe estratégias para o enfrentamento de barreiras encontradas entre o homem e as ações e serviços de saúde. Essas barreiras desempenham um papel relevante na determinação social dos indicadores desfavoráveis de morbimortalidade e da vulnerabilidade masculina aos agravos de saúde. O livro da Secretaria da Saúde do Estado, além dos indicadores epidemiológicos, apresenta relato de experiência em ações relacionadas à saúde do homem desenvolvidas no Centro de Saúde Escola Meireles e pelos municípios de Caucaia, Senador Pompeu, Fortim, Cedro, Sobral, Catunda, Itaitinga e Palmácia.

A Sesa desenvolve estratégias voltadas para o fortalecimento do processo de implantação da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem por meio de uma experiência piloto no Centro de Saúde Escola Meireles. Funcionando no horário noturno, o projeto facilita o acesso dos homens aos serviços de saúde, acabando com o argumento de que durante o dia em função do trabalho não procuram atendimento médico. O serviço é ofertado no horário especial de 17 às 21 horas, A. equipe, constituída de 22 profissionais, inclui médicos nas especialidades clínica geral, cardiologia, urologia e ginecologia; enfermeiros, farmacêuticobioquímico, assistente social e auxiliares de enfermagem. São realizadas: consultas, com os especialistas citados; exames laboratoriais para diagnóstico das patologias mais prevalentes; exames de prevenção, como PSA, colesterol, glicemia em jejum e dosagens hormonais; aconselhamento em DST e planejamento familiar; esterilização cirúrgica masculina; dispensação de medicamentos e vacinação DT (difteria e tétano), hepatite B, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). São realizados, em média, 1763 atendimentos e 1350 exames mensais.

Do total de 43.548 óbitos registrados em 2008 no Ceará, 24.930 (53,3%) ocorreram no sexo masculino e as principais causas de morte em uma série histórica de 1999 a 2008 foram, por ordem decrescente: doenças do aparelho circulatório (168,6), causas externas (121,7), neoplasias (81,7), doenças do aparelho respiratório (54,7), doenças do aparelho digestivo (30,1) e doenças infecciosas e parasitárias (27,2). Em 2008, foram computados 334.258,5 e 138.822,5 anos potenciais de vida perdidos para os sexos masculino e feminino, respectivamente, ou seja, as mortes prematuras foram duas vezes maiores no sexo masculino, compreendendo 13.264 óbitos prematuros do sexo masculino e 5.956 do sexo feminino.

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia com 1.061 homens, de 10 capitais brasileiras, na faixa etária de 40 a 70 anos, mostrou que apenas 32% dos homens fizeram o exame de toque retal, apesar de 76% saber que o exame é usado para detectar o câncer de próstata. O estudo Saúde masculina: o homem e o câncer de próstata foi realizado em Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, entre os dias 2 e 7 de outubro de 2009.

Fonte: Sesa