Sem categoria

Brasil vai ouvir idosos para formular políticas sobre 3ª. idade

Brasil se junta aos esforços de formulação de uma Convenção Especial da ONU sobre Pessoas Idosas. A informação foi dada pelo secretário-executivo do Ministério de Direitos Humanos, Ramaís de Castro Silveira. Ele esteve em Nova York, na semana passada, para participar de um encontro do Grupo de Trabalho sobre Pessoas Idosas.

Ramais de Castro Silveira, secretário-executivo do Ministério de Direitos Humanos do Brasil, declarou que o tema é cada vez mais relevante à medida que aumenta o número de pessoas nesta faixa da população no país

Sistema Público de Saúde

Ramaís de Castro Silveira, disse que um dos desafios do governo com relação à terceira idade é o sistema público de saúde.

“Eu acho que acima de tudo, o que nós temos hoje como problema nacional não é exatamente o dos planos de saúde privados. É o de conseguir, cada vez mais, que o nosso sistema público de saúde seja, por um lado, viável economicamente e, por outro lado, dê a qualidade de serviços que o povo brasileiro e os idosos brasileiros merecem. Este é o desafio hoje do governo brasileiro”, afirmou.

De acordo com o IBGE, atualmente 10% da população brasileira têm mais de 60 anos. Até 2040, o Brasil deve chegar a 58 milhões de pessoas na faixa da terceira idade.

Fonte: Onu e Blog Direitos Humanos