Membros do Ministério do Esporte acompanham jogos na China
O secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, está na cidade de Shenzhen, na China, para acompanhar a 26ª edição da Universíade – espécie de Jogos Olímpicos Universitários –, que será realizada entre os dias 12 e 23 deste mês.
Publicado 12/08/2011 11:45 | Editado 04/03/2020 16:49

A visita é fundamental para consolidar a campanha de Brasília, que está na disputa, com mais outras duas cidades, para sediar os Jogos de 2017. Além do secretário, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e a assessora internacional do Ministério do Esporte, Ana Maria Prestes, participam da comitiva.
A cerimônia de abertura da Universíade acontece nesta sexta-feira (12). Além de Brasília, as cidades de Taipé, em Taiwan, e Kocaeli, na Turquia, concorrem à cidade-sede da competição em 2017. O anúncio oficial do local escolhido para abrigar a 26ª edição da Universíade será feito em novembro pela Fisu, que visitará, até o fim deste ano, todas as cidades que pleiteiam a candidatura.
Olimpíadas universitárias
A Universíade reúne modalidades olímpicas direcionadas a atletas universitários e ocorre a cada dois anos em duas estações: no verão e no inverno. Nesta edição, quase 10 mil atletas de 152 países vão competir em 24 modalidades obrigatórias. A escolha da cidade leva em consideração, entre outros critérios, as condições de estádios e ginásios e a qualidade do transporte público e da rede hoteleira. A próxima Universíade de verão será realizada em Cazã, na Rússia, e a de inverno ocorrerá em Maribor, na Eslovênia.
Na 26ª edição, a delegação brasileira tem 47 atletas contemplados pelo programa Bolsa-Atleta, das categorias nacional, internacional e olímpica. Para muitos jovens, essa é a primeira oportunidade de vivenciar uma grande competição esportiva internacional. Promovida pela Federação Universitária de Esporte Universitário (Fisu), o evento é conhecido por reunir e revelar as futuras gerações que representarão seus países em Jogos Olímpicos.
O Brasil levou para a China a sua maior delegação, com cerca de 300 integrantes, entre atletas, técnicos, árbitros e dirigentes. O país tem representantes em 22 das 24 modalidades esportivas que compõem o programa de competições. Realizada a cada dois anos em países diferentes, a Universíade visa transmitir valores de amizade, fraternidade, fair play, perseverança, integridade e cooperação.
Bolsa-Atleta
Em 2011, o Bolsa-Atleta contempla 3.598 bolsistas, o maior número de concessões já realizado desde a criação do programa, em 2005. O investimento do Ministério do Esporte chega a cerca de R$ 52 milhões.
Fonte: Ministério do Esporte