Fetag-BA denuncia demissões de trabalhadores

Na manhã desta quinta-feira (15/9), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Água Fria, na Bahia, foi comunicado, pelos próprios trabalhadores da empresa VKR – Matrizes e Aves, da demissão de cerca de trinta colegas, em represália a paralisação das atividades nos dias 13 e 14 de setembro, para reivindicar respeito aos direitos trabalhistas e respostas às pautas de reivindicações da categoria.

A paralisação foi decidida em assembléia, com cerca de 120 trabalhadores, após inúmeras tentativas de negociação com a empresa, que sequer responde às reivindicações da categoria, encaminhadas oficialmente pelo STTR há dois anos, 2010 e 2011, na época da data-base no mês de maio. A manifestação dos trabalhadores da VKR tem apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia – Fetag-BA e pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Segundo a presidente do Sindicato, Renilda Santos, foram muitas as tentativas de negociação, sem respostas. “Agora, de forma truculenta, a direção da empresa responde com demissão, provando, mais uma vez, a forma desrespeitosa como trata os trabalhadores e como não atende e ainda debocha da legislação trabalhista no país, que prevê negociações coletivas todo ano na data-base das categorias. Vamos tomar todas as providências legais para barrar este absurdo, solicitar a intervenção do Ministério do Trabalho, através da Superintendência Regional do Trabalho e continuar a mobilização para garantir respeito e direitos.”

Entre as principais reivindicações para que seja realizado o Acordo Coletivo, entre os trabalhadores e a empresa VKR, estão elementos básicos para que possam de fato ter condições de trabalho, bem como uma melhor qualidade de vida. O pagamento do salário unificado no valor de R$ 600, cesta básica no valor de R$ 50, água potável e gelada no local de trabalho, reforço alimentar, plano de saúde para todos, utilização de uniformes, bem como outros tópicos que são considerados como fatores essenciais para a realização de um trabalho decente, como preconiza o Organização Internacional do Trabalho.

O movimento de paralisação foi coordenado pelos representantes dos trabalhadores, Inácio Ribeiro, secretário de Trabalhadores Assalariados Rurais da FETAG-BA, e Sueli Azêvedo, tesoureira do STTR de Água Fria. Inácio Ribeiro afirmou que a Federação e o Sindicato farão gestões junto às autoridades constituídas à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Regional Bahia, bem como denunciará à sociedade baiana como a VKR trata de forma desumana os trabalhadores, com todo tipo de desrespeito aos direitos básicos e mínimos de condições de trabalho e reconhecimento. Para ele, “já estava na hora dos trabalhadores e trabalhadoras da VKR paralisarem suas atividades para demonstrar o alto nível de sua insatisfação; com esta organização estão dispostos, se necessário, a irem à greve geral, exigindo seus direitos trabalhistas.” Concluiu.

Fonte: Ascom da Fetag-BA