Fetag Bahia organiza Grito da Terra 2011

Por uma Bahia sustentável, sem fome e sem pobreza. Este é o lema central do Grito da Terra Bahia 2011, que acontece nos dias 26 e 27 de julho, em Salvador. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), o evento deve reunir milhares de trabalhadores rurais de todo o estado em uma grande manifestação no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Paralela. A pauta de reivindicação da categoria já foi entregue ao governador Jaques Wagner pela direção da Fetag.

O Grito da Terra acontece anualmente como uma estratégia de ação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), sob a coordenação da Fetag Bahia. O objetivo da mobilização é negociar políticas públicas e avanços para o fortalecimento da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, quilombolas e comunidades tradicionais no estado.

Durante dois dias os trabalhadores rurais vão às ruas para reivindicar do Governo do Estado acesso a terra como o início do processo produtivo, crédito, assistência técnica pública gratuita e de qualidade, saúde, educação e segurança no campo, moradia digna com habitações decentes, agilização da regularização fundiária, titulação da terra, dentre outras demandas.

Este ano, o primeiro dia do evento, 26 de julho, será destinado a chegada das caravanas de todo o estado e no dia 27, acontece a abertura da manifestação e caminhada no CAB, culminando com um ato político de encerramento, em frente à Governadoria, com a presença de autoridades, parlamentares e representantes de diversas entidades sindicais.

De Salvador,
Eliane Costa.