Sem categoria

R.E.M. anuncia fim da banda em site oficial

A banda norte-americana R.E.M. anunciou a separação, nesta quarta-feira, através de um comunicado no site oficial. Liderado por Michael Stipe, o grupo, que permaneceu na ativa por 31 anos, passou duas vezes pelo Brasil: no Rock in Rio de 2001 e para uma turnê em 2008.

"Aos nossos fãs e amigos: Em nome do R.E.M. e na condição de amigos de longa data, nós decidimos dar fim à banda. Nos despedimos com uma enorme gratidão. A todos que, de alguma maneira, se sentiram tocados por nossa música, nosso profundo agradecimento por ter nos ouvido".

Stipe, vocalista do R.E.M. comentou o anúncio, que já figura entre os assuntos mais comentados do Twitter. "Um homem sábio disse uma vez que 'a inteligência de fazer parte de uma festa é saber a hora de partir'. Nós construímos algo extraordinário juntos. E agora vamos nos afastar disso. Espero que nossos fãs entendam que não foi uma decisão fácil, mas existem coisas que precisam ter um fim e quisemos fazer da maneira correta e do nosso jeito. Foi maravilhoso".

Segundo o baixista Mike Mills, "tomamos a decisão juntos, amigavelmente e com os melhores interesses no coração de cada um. Parece ser a hora certa." Para o guitarrista Peter Buck, "uma das maiores coisas de fazer parte do R.E.M. sempre foi o fato de que os discos e as músicas que escrevemos significam tanto para os fãs quanto para nós".

A notícia do fim do grupo foi divulgada um dia depois de fotos de Michael Stipe nu terem sido divulgadas na internet.

A banda foi formada em 1980, por Peter Buck, Mike Mills e Michael Stipe, na Georgia, nos Estados Unidos. O grupo foi um dos primeiros a quebrar a barreira da música alternativa e chegar ao mainstream com hits como "Losing My Religion", "Shiny Happy People" e "Everybody Hurts".

O R.E.M. lançou 15 álbuns de estúdio, dos quais destacam-se "Murmur" (1983), "Document" (1987), "Out of Time" (1991) e "Automatic for the People" (1992).

Com agências